Dor Lombar - Doenças da Coluna - ITC Vertebral

 

Dor Lombar

Dor Lombar

A principal queixa relacionada à coluna lombar é a dor. A dor lombar, também conhecida como lombalgia, é um processo doloroso que se instala na parte inferior da coluna vertebral. Uma disfunção que acomete ambos os sexos, podendo variar de uma dor súbita à dor intensa e prolongada, geralmente de curta duração, porém com padrão de recorrência da dor lombar em 30% a 60% dos casos quando relacionados ao trabalho.

A dor lombar afeta, com maior freqüência, a população em seu período de vida mais produtivo. Sua prevalência cresce após os 25 anos com um pico na faixa entre 55 e 64 anos. Dados populacionais demonstram que cerca de 60 a 80% das pessoas relatam esse incômodo em algum momento da vida, sendo a principal causa de afastamento do trabalho nas pessoas abaixo de 45 anos de idade, a segunda queixa mais freqüente de visitas aos médicos e a quinta causa mais freqüente de cirurgia.

Devido aos múltiplos fatores de risco, precisar sua exata causa torna-se difícil. Podendo estar associada a processos degenerativos ou traumáticos no disco intervertebral ou no corpo vertebral, sobrecarga nas atividades laborais, ações de empurrar e puxar, quedas, postura de trabalho estáticas e sentadas, vibração, inatividade física, obesidade e fumo.

Este conteúdo lhe foi útil? Indique ao Google e Facebook: