Instabilidade Vertebral - Doenças da Coluna - ITC Vertebral

 

Instabilidade vertebral

Instabilidade Vertebral

A instabilidade segmentar ocorre quando há diminuição na capacidade do sistema estabilizador da coluna vertebral em manter a zona neutra dentro de limites fisiológicos. A zona neutra é uma região de movimentos intervertebrais onde pouca resistência é oferecida pela coluna vertebral; a perda de controle da zona neutra no segmento vertebral está associada à lesão, doença degenerativa do disco e fraqueza muscular.

Instabilidade Vertebral

De acordo com Panjabi, a estabilidade da coluna consiste na interação de três subsistemas: passivo (articulações, ligamentos e vértebras), ativo (músculos e tendões) e controle neural (nervos e SNC).

As funções desses três subsistemas estão interligadas, e a reduzida função de um subsistema pode colocar exigências crescentes sobre os outros. Existem dois sistemas musculares atuando sobre a estabilidade espinhal: o sistema global, que inclui o reto abdominal, oblíquo abdominal externo e a parte torácica lombar do iliocostal e proporciona a estabilização geral do tronco; e o sistema local, que é composto pelo multífido lombar, transverso abdominal, diafragma, fibras posteriores do oblíquo interno e quadrado lombar, responsáveis por fornecer estabilidade segmentar e controlar diretamente os segmentos lombares.

A contração do transverso abdominal resulta em redução da circunferência abdominal com um aumento da tensão na fáscia tóraco-lombar e da pressão intra-abdominal. Este aumento da pressão intra-abdominal faz com que o abdômen se transforme em um cilindro rígido. Onde foi demonstrado, por meio da ressonância magnética, que a ativação dessa ,musculatura melhora a estabilização da região lombo-pélvica.

A contração do transverso do abdômen ocorre antes de um movimento e independe da direção do movimento realizado . Porém, o início da contração do transverso abdominal está significativamente retardada em pacientes com dor lombar, sendo necessária maior perturbação para iniciar sua ativação, resultando em um déficit de controle motor e estabilização muscular ineficiente da coluna vertebral .
Este conteúdo lhe foi útil? Indique ao Google e Facebook: