Protusão Discal - Doenças da Coluna - ITC Vertebral

 

Protusão Discal

Disco intervertebral é um disco de cartilagem fibrosa presente entre os corpos das vértebras, nas articulações intervertebrais. São estruturas cartilaginosas que possuem o mesmo formato do corpo da vértebra. O disco intervertebral é formado por um anel fibroso e um núcleo pulposo, o que garante a absorção de impactos e certa mobilidade entre as vértebras.

protusao1

A função desse disco é absorver e diminuir os impactos sobre a coluna vertebral, provenientes das atividades físicas da vida diária. O anel fibroso normalmente mantém-se intacto nos esforços a que a coluna é submetida. Entretanto, o disco pode em determinadas situações sofrer um traumatismo ou mesmo um envelhecimento podendo ocorrer uma ruptura do anel fibroso e o núcleo pulposo extravasar de seu local original, instalando-se o quadro de dor nas costas.

Na chamada protusão discal, o disco não rompe o anel fibroso. O anel apenas se distende e, nessa fase, pode pressionar a raiz nervosa ou a medula espinhal provocando dor e outros sintomas característicos de uma compressão de nervos.

protusao2

Este conteúdo lhe foi útil? Indique ao Google e Facebook: