Artrose Vertebral da coluna: Sintomas e tratamentos

A artrose é uma doença crônica que pode afetar diversas regiões do organismo. Ela pode afetar articulações e quando atinge as vértebras da coluna recebe o nome de artrose vertebral. 

Agendar sua Avaliação

A artrose representa de 30% a 40% dos casos de visitas aos consultórios de reumatologia, mas é uma patologia que não é ligada somente a idosos, podendo estar presentes em jovens também. 

A artrose afeta mais de 15 milhões de pessoas no Brasil e, embora não tenha cura, há tratamentos para melhorar a qualidade de vida do indivíduo. 

Causas da Artrose Vertebral

mulher idosa com dores na coluna lombrar por artrose vertebral

A artrose vertebral pode ser causada em decorrência do desgaste natural das articulações das vértebrasl

As causas da artrose são multifatoriais, afetando mais idosos do que jovens. Pode-se pensar em artrose primária quando estamos diante de um caso de artrose em pacientes idosos, causada pelo envelhecimento e desgaste da articulação.

Nesses casos, a artrose se apresenta como um processo natural que vem com a idade, ou seja, quanto mais idade o indivíduo tem, mais desgaste articular aparecerá nos exames.

Agendar sua Avaliação

Já a artrose secundária é causada por influência de uma condição preexistente do indivíduo, como obesidade, artrite reumatoide e história genética do indivíduo. 

Principais Fatores de Risco Para Artrose Vertebral

  • Envelhecimento (a idade é um fator de risco); 
  • Sexo feminino (as mulheres são mais acometidas por casos de artrose do que homens); 
  • Obesidade.

Sintomas 

Na maioria das vezes a dor na coluna não é devido a um desgaste, mas quando a artrose é a causa principal, se apresenta como dor na região das vértebras afetadas. Pode evoluir para sensação de dormência nos membros, dependendo do local afetado. 

De início, a dor melhora com o repouso ao final do dia, mas com o passar do tempo e a doença piorando, a dor se torna mais constante. 

Portanto, é importante que o diagnóstico seja feito corretamente, para que seja diagnosticada a patologia e, assim, instituído o tratamento adequado. 

Diagnóstico

pessoa com a mão na lateral das costas mostrando desenho da coluna vertebral

O diagnóstico de artrose vertebral pode ser dado pelo ortopedista.

O diagnóstico pode ser realizado por um médico ortopedista, que irá fazer uma série de perguntas para auxiliar no direcionamento do diagnóstico. 

Mas exames de imagem são imprescindíveis em casos mais graves, para o diagnóstico. 

Desta forma, o ortopedista pode solicitar raios-X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. 

Artrose Vertebral tem cura?

Não, infelizmente não há cura para artrose vertebral, mas é possível, com diagnóstico correto, instituir um tratamento adequado para que o paciente tenha maior qualidade de vida e não sofra com a doença. 

Tratamento

homem de costas sem camisa com uma das mãos na lateral mostrando dor na coluna por artrose vertebral

A fisioterapia é um tratamento importante para a artrose vertebral

A fisioterapia é importantíssima no tratamento da artrose vertebral, uma vez que ela permite principalmente o fortalecimento muscular.

A cirurgia pode ser indicada para casos mais graves, mas a fisioterapia ainda deve estar presente, tanto na pré-cirurgia, quanto no período pós cirúrgico. 

No caso de obesidade, é importante que o indivíduo também tenha adesão a um plano de reeducação alimentar, para que haja perda de peso e, assim, alívio da coluna. 

Lembrando que a cirurgia só é indicada quando o tratamento conservador não apresenta resultados. 

Como conviver com artrose vertebral? 

Receber o diagnóstico de artrose não significa que você deverá ficar sempre deitado ou com dor. Pelo contrário. 

É possível viver com a doença, mas são necessários cuidados e ações, controlando essa doença por meio de tratamentos adequados, acompanhamento médico e mudanças de hábitos de vida.

É importante mencionar que as mudanças na vida do indivíduo que tem artrose vertebral trarão benefícios para a saúde geral do indivíduo. 

Aqui vão algumas recomendações para quem tem o diagnóstico de artrose vertebral: 

  • Faça as sessões de fisioterapia, pois elas são extremamente importantes; 
  • Tenha uma vida ativa: procure um profissional para acompanhar e orientar quais atividades físicas são as mais indicadas para o seu caso; 
  • Controle seu peso. Para isso, consulte um nutricionista e siga um plano alimentar. A redução de peso é fundamental para a melhora da qualidade de vida de quem tem artrose.
  • Não fique sempre na mesma posição por tempo prolongado, peça orientações ao fisioterapeuta sobre exercícios indicados e sempre os faça para que sua coluna tenha alívio. 

Conclusão 

A artrose vertebral é uma doença que atinge muitas pessoas no Brasil e está ligada ao envelhecimento (na maioria doa casos isso é nornal).

Seu tratamento depende de um diagnóstico acurado e envolve a remoção do quadro de dor, com medicamentos e fisioterapia, essencial para melhora da qualidade de vida do indivíduo. 

É possível conviver com a doença, fazendo pequenas adaptações em seu dia a dia e buscando estar dentro do peso e ativo.

Agendar sua Avaliação

Todo o conteúdo deste website é produzido e de reponsabilidade da equipe que compõe o ITC Vertebral.