Conheça o tratamento

para acabar com as suas dores na coluna

Blog

Artrose Vertebral em Idosos e Jovens

A artrose vertebral é uma doença crônica que pode afetar diversas regiões do organismo. Ela pode afetar articulações e quando atinge as vértebras da coluna recebe o nome de artrose vertebral. A artrose representa de 30% a 40% dos casos de visitas aos consultórios de reumatologia, mas é uma patologia que não é ligada somente a idosos, podendo estar presentes em jovens também. A artrose afeta mais de 15 milhões de pessoas no Brasil e, embora não tenha cura, há tratamentos para melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

tipos de coluna, com e sem artrose

Causas da artrose 

As causas da artrose são multifatoriais, afetando mais idosos do que jovens. Pode-se pensar em artrose primária quando estamos diante de um caso de artrose em pacientes idosos, causada pelo envelhecimento e desgaste da articulação. Nesses casos, a artrose se apresenta como um processo natural que vem com a idade, ou seja, quanto mais idade o indivíduo tem, mais desgaste articular aparecerá nos exames.

Já a artrose secundária é causada por influência de uma condição preexistente do indivíduo, como obesidade, artrite reumatoide e história genética do indivíduo.

Principais Fatores de Risco Para Artrose Vertebral

  • Envelhecimento (a idade é um fator de risco);
  • Sexo feminino (as mulheres são mais acometidas por casos de artrose do que homens);
  • Obesidade;

Sintomas da Artrose Vertebral

Na maioria das vezes a dor na coluna não é devido a um desgaste, mas quando a artrose vertebral é a causa principal, se apresenta como dor na região das vértebras afetadas.

De início, a dor melhora com medidas fisioterapêuticas para alívio da dor, mas se não houver estes cuidados precoce, com o passar do tempo e a doença piorando, a dor se torna mais constante.

Portanto, é importante que o diagnóstico da artrose vertebral seja feito corretamente e, assim, instituído o tratamento adequado.

senhora com dor nas costas

Diagnóstico 

O diagnóstico pode ser realizado por um especialista. Mas exames de imagem são imprescindíveis em casos mais graves, para o diagnóstico. A radiografia é capaz de mostrar não só a presença da artrose, como também o grau da condição.

A artrose vertebral tem cura?

Não, infelizmente não há cura para artrose vertebral vertebral, mas é possível, com diagnóstico correto, instituir um tratamento adequado para que o paciente tenha maior qualidade de vida e não sofra com a doença.

Tratamento 

A fisioterapia é importantíssima no tratamento da artrose vertebral, uma vez que ela permite principalmente o fortalecimento muscular e principalmente um programa de mobilidade articular que respeite os limites do paciente.

Tratamento conservador do ITC Vertebral

O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.

O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.

A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.

O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.

O tratamento a longo prazo pode envolver:

  • Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.

fisioterapeuta executando osteoparia

  • Fisioterapia manual – O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.

fisioterapeuta executando motivmentos de fisioterapia manual

  • McKenzie: Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.

fisioterapeuta executando técnica McKenzie

  • Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.

paciente em mesa de tração

  • Mesa de Flexo-Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.

paciente em mesa de flexo-descompressão

  • Técnicas de fortalecimento muscular: Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.

fisioterapeuta indicando técnicas de fortalecimento muscular

Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.

Assista o vídeo abaixo

Sobre o autor

Dr. Helder Montenegro

Crefito – 7277

Presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, Presidente de honra por seis edições do Congresso Internacional de Fisioterapia Manual e autor do livro Hérnia de Disco e Dor Ciática.

Sobre o autor

Dr. Helder Montenegro

Crefito – 7277

Presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, Presidente de honra por seis edições do Congresso Internacional de Fisioterapia Manual e autor do livro Hérnia de Disco e Dor Ciática.