A Osteofitose ou “bico de papagaio” (nome popular) se manifesta quando ocorre crescimento ósseo nas bordas das vértebras, formando pontas.
O problema pode ocorrer em qualquer articulação do corpo, mas ocorre principalmente na coluna vertebral, nos pés, no joelho e nas articulações do quadril.
Bico de papagaio na coluna
Com relação à coluna vertebral, o bico de papagaio tem maior incidência na região lombar, mas pode atingir outras partes da coluna. As dores são causadas pela própria rigidez da coluna, na qual as vértebras afetadas pressionam nervos e músculos.
Diferentes fatores podem resultar em lesões nas articulações vertebrais, como o próprio envelhecimento e o sedentarismo. Dessas lesões, originam-se os osteófitos que, por sua vez, p
podem pressionar outras estruturas ao redor e, com isso, gerar dor.
Antes de descobrir se bico de papagaio tem cura, vamos ver as características detalhadas da condição.
Por que bico de papagaio na coluna surge?
Pode acontecer principalmente devido a sobrecargas. Isso acontece por conta da idade (envelhecimento) ou predisposição genética.
Além disso, outros fatores que também podem colaborar para o surgimento do bico de papagaio é o estilo de vida sedentário e a obesidade.
Traumas anteriores na coluna e doenças reumáticas podem ainda estar associados ao surgimento da condição.
Sintomas do bico de papagaio
O bico de papagaio pode causar dor e desconforto, assim como limitar o movimento articular.
Mais sintomas comuns associados à condição incluem rigidez; sensação de formigamento; perda de força muscular, dos reflexos e da sensibilidade; além da dificuldade em mover a articulação.
A dor também pode ocorrer durante a atividade física ou quando é aplicada pressão sobre a área.
E em alguns casos, os osteófitos podem não gerar sintomas e serem descobertos em exames por acaso.
Bico de papagaio tem cura?
Se você percebe os sintomas ou já foi diagnosticado com a condição, e deseja saber se bico de papagaio tem cura, saiba que é possível controlar os sintomas e ter uma vida saudável.
Quanto mais precoce os sintomas da osteofitose forem detectados, maiores serão as chances de tratá-los, permitindo que o paciente viva sem o avanço dos sintomas.
Com ajuda especializada, o paciente melhora sua qualidade de vida.
As opções de tratamento da osteofitose dependem da gravidade dos sintomas e de quanto tempo esteve presente. A fisioterapia pode ajudar a melhorar a amplitude de movimento e a força das articulações, além de reduzir dores e desconfortos na região.
05 Dicas para prevenir o bico de papagaio na coluna
Alguns cuidados podem ajudar a afastar o risco ou melhorar a condição de quem já convive com bico de papagaio, os principais incluem:
– Evitar o sobrepeso;
– Manter uma prática regular de atividades físicas;
– Equilibrar a alimentação;
– Adotar um estilo de vida saudável, com menos álcool e evitando o tabagismo;
– Procurar ajuda especializada ao perceber desconfortos na coluna vertebral.
Tratamento conservador do ITC Vertebral
O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.
O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.
A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.
O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.
O tratamento a longo prazo pode envolver:
- Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.
- Fisioterapia manual – O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.
- McKenzie- Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.
- Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.
- Mesa de Flexo-Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.
- Técnicas de fortalecimento muscular – Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.
Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.