ITC Vertebral

Blog ITC

Como é Feito o Bloqueio na Coluna?

Um bloqueio na coluna é um tipo de alívio da dor que adormece a medula espinhal e os nervos. É esse o principal objetivo, sendo que o alívio da dor pode ser temporário ou definitivo.

Quando outros procedimentos não foram eficientes para o controle da dor na coluna, pode ser necessário esse procedimento, que se trata de uma infiltração, uma injeção de medicamentos.

Como é feito o bloqueio na coluna?

O bloqueio na coluna é, geralmente, dado através de uma agulha inserida no ponto da dor. Este pode ser dado de diferentes maneiras, dependendo do tipo de procedimento a ser feito e das necessidades individuais da pessoa.

O procedimento é realizado com auxílio de exames de imagem, como raio-x, ultrassom e tomografia, para que a aplicação seja feita no local correto.

Diferentes tipos de medicamentos podem ser injetados, como anestésicos, corticóides, antiinflamatórios. A escolha depende do caso do paciente.

Quais os benefícios do bloqueio na coluna?

Alguns dos benefícios do procedimento são a melhora da qualidade de vida do paciente, da movimentação da coluna, melhora também na qualidade da reabilitação e pode ajudar o especialista a encontrar o motivo da dor para sugerir o tratamento mais assertivo.

pessoa com dor nas costas

Existem riscos no bloqueio na coluna?

O bloqueio na coluna é, geralmente, seguro. Entretanto, há alguns riscos e complicações potenciais associados. Por isso, o bloqueio na coluna só deve ser feito por profissionais treinados e experientes.

Os riscos incluem:

– Infecção: Há um pequeno risco de infecção no local da injeção.

– Sangramento: Há também um pequeno risco de sangramento ao redor da medula espinhal. Isso pode causar uma condição chamada hematoma espinhal, que pode levar à paralisia.

– Danos nos nervos: Em casos raros, a agulha usada para injetar o anestésico local pode danificar a medula espinhal ou os nervos. Isso pode levar à paralisia ou outros danos aos nervos.

– Reação alérgica: Algumas pessoas podem ter uma reação alérgica ao anestésico local. Os sintomas de uma reação alérgica incluem urticária, prurido, inchaço e dificuldade para respirar.

Devo fazer bloqueio na coluna?

Se você está pensando em realizar um bloqueio na coluna, é importante discutir previamente com um especialista sobre a real necessidade.

A decisão de realizar ou não um bloqueio espinhal ou anestesia geral dependerá de muitos fatores, inclusive do tipo de procedimento a ser realizado, do histórico clínico do paciente e das suas preferências.

Mesmo com a realização de bloqueio, a fisioterapia especializada é indicada para tratar disfunções, déficits da coluna e dificuldades para realização de tarefas do paciente.

Tratamento conservador do ITC Vertebral

O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.

O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.

A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.

O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.

O tratamento pode envolver:

  • Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.

fisioterapeuta fazendo osteopatia em paciente

  • Fisioterapia manual – O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.

fisioterapeuta executando fisioterapia manual em paciente

  • McKenzie: Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.

fisioterapeuta executando técnicas McKenzie em paciente

  • Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.

paciente em mesa de tração

  • Mesa de Flexo-Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.

paciente em mesa de flexo-descompressão

  • Técnicas de fortalecimento muscular: Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.

paciente executando Técnicas de fortalecimento muscular com fisioterapeuta

Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.

Conclusão

O bloqueio na coluna pode ser indicado para o seu caso. Mas somente um especialista poderá indicar qual recurso é a melhor escolha.

Se você ou alguém que conhece sofre com dores na coluna, não deixe de procurar uma clínica do ITC Vertebral. Nós podemos ajudar você!

*Esperamos que este artigo tenha sido útil para aprender mais sobre bloqueio na coluna.

 

Sobre o autor