Ciatalgia: o que é?
A ciatalgia é uma condição que afeta milhões de pessoas a cada ano, mas o que é ciatalgia e o que ela pode causar? Essa condição dolorosa e debilitante pode causar dor lombar, dor no glúteo e dor na perna.
O que é Ciatalgia?
A ciatalgia é caracterizada por uma dor no nervo ciático, que se estende da parte inferior das costas através dos quadris, dos glúteos e pela parte posterior da perna. Esse tipo de dor é geralmente experimentado como uma sensação de ardor ou formigamento que pode variar de intensidade de leve a grave. É frequentemente acompanhada de dormência e fraqueza muscular nas áreas afetadas.
Quais são os grupos de risco?
Certos fatores podem aumentar o risco de um indivíduo desenvolver ciatalgia, incluindo idade, estilo de vida, ocupação, genética, condições médicas subjacentes e lesão ou trauma na coluna vertebral.
Pessoas entre 30 e 50 anos são mais propensas a desenvolver a ciática porque seus discos ficam menos hidratados com a idade e são mais propensos à hérnia ou degeneração.
Certos estilos de vida também podem colocar os indivíduos em maior risco de desenvolver ciática. A obesidade aumenta o estresse colocado nas articulações vertebrais que pode levar ao beliscão das raízes nervosas que, por sua vez, pode causar dor nas costas, assim como dor irradiada nas pernas.
Condições médicas como diabetes, artrite, tumores, infecções podem levar a inchaços em diferentes áreas ao redor da coluna vertebral, fazendo pressão sobre o nervo ciático, causando irritação ou inflamação.
Assim, as pessoas que se enquadram em qualquer desses grupos de risco precisam ter um cuidado especial ao lidar com questões de fundo, a fim de não agravar ainda mais sua condição. Elas devem consultar um fisioterapeuta se sentirem quaisquer sintomas relacionados.
Causas
A causa mais comum da ciatalgia é a compressão ou irritação do nervo ciático, que pode ser causada por várias condições como hérnia de disco, estenose espinhal, síndrome piriforme, espondilolistese ou alterações degenerativas da coluna vertebral.
Outras causas incluem:
- Lesões ou traumas na área da coluna vertebral: como fraturas, tumores ou cistos pressionando os nervos;
- Questões que não estejam relacionadas a coluna: como diabetes ou doenças sistêmicas que afetam as terminações nervosas.
Lesão ou trauma como quedas, acidentes de carro ou lesões esportivas podem danificar os ossos da coluna vertebral resultando em fraturas ou hérnias discais que beliscam os nervos ao redor causando dor radiante ao longo de todo o seu curso até as pernas.
Tratamento
O tratamento para Ciatalgia depende de sua causa. Quando houver fraturas ou condições de risco, por exemplo, deve-se pensar em cirurgia imediatamente. Mas com exceção dessa menor parte de casos, de maneira geral, o tratamento pode incluir:
- Gerenciamento de medicamentos com anti-inflamatórios;
- Terapias manuais como alongamento e massagem;
- Fisioterapia para fortalecer os músculos;
- Modificações no estilo de vida incluindo exercícios.
A dor ciática não deve ser negligenciada. É necessário iniciar o tratamento para interromper a irradiação o mais rápido possível.
Tratamento conservador do ITC Vertebral
O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.
O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.
A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.
O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.
O tratamento a longo prazo pode envolver:
- Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.
- Fisioterapia manual – O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.
- McKenzie- Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.
- Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.
- Mesa de Flexo-Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.
- Técnicas de fortalecimento muscular – Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.
Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.