Você já ouviu falar do termo cifose? Esta é uma condição caracterizada por uma curvatura excessiva da coluna vertebral, que normalmente possui uma ligeira curva. Na cifose, essa curva é exagerada.
Existem vários tipos de cifose e a condição pode ser congênita (presente no nascimento) ou adquirida ao longo da vida. A cifose também pode ser classificada de acordo com sua gravidade.
Se não tratada, essa condição pode levar à dor e incapacidade.
O sinal mais visível da cifose é uma mudança na forma da coluna vertebral. Os ombros podem parecer arredondados e a cabeça pode ser projetada para a frente. Em casos mais graves, a cifose pode causar dor nas costas e até dificuldade para respirar.
A cifose torácica também pode ser classificada como estrutural ou postural, e dividida em cifose primária ou idiopática e cifose secundária, sendo que cada uma requer uma abordagem de tratamento diferente.
O tratamento para cifose depende do tipo, causa e gravidade da curvatura. Para cifose funcional ou postural, o tratamento geralmente envolve a correção da postura durante o dia e exercícios de mobilidade e fortalecimento para ajudar a alinhar a coluna.
O tratamento para cifose estrutural também pode incluir cirurgia, imobilização ou terapia física. A cirurgia é geralmente reservada para cifose grave e somente quando não há resposta após o tratamento conservador.
A imobilização é usada para parar o progresso da cifose em crianças e adolescentes, enquanto a coluna ainda está se desenvolvendo. A fisioterapia pode ajudar a aliviar a dor e melhorar a função da articulação.
O tratamento oferecido pelo ITC Vertebral é totalmente personalizado, levando em consideração as necessidades específicas de cada paciente.
O especialista realiza uma avaliação inicial meticulosa para entender e atender às particularidades de cada caso. Após reunir todas as informações sobre o quadro clínico, um plano de tratamento individualizado é formulado.
Dessa forma, a abordagem para cada paciente diagnosticado com condições na coluna vertebral pode incluir uma ampla gama de recursos terapêuticos.
Nas clínicas do ITC Vertebral, dispomos de diversas técnicas, e o tratamento será conduzido utilizando as mais adequadas para cada situação.
A seguir, estão alguns dos procedimentos que podem ser incorporados ao protocolo de atendimento do ITC Vertebral:
Fisioterapia Manual
Objetiva restaurar a funcionalidade e a biomecânica das estruturas corporais sem causar danos, devolvendo o movimento máximo e indolor ao sistema musculoesquelético enquanto mantém o equilíbrio postural.
Exercícios Direcionais
Método que avalia o quadro individual e identifica os exercícios específicos que mais contribuem para o alívio das dores.
Fortalecimento Muscular
Desenvolvemos um programa específico de fortalecimento muscular para cada tipo de sintoma e diagnóstico, aplicado durante o tratamento personalizado.
As nossas clínicas dispõem de um espaço especialmente pensado para que nossos pacientes possam realizar uma atividade física e se movimentar com segurança.
Tecnologia Exclusiva
Mesa de Tração
Este equipamento possui um sistema deslizante com molas que regula a descompressão da coluna, permitindo uma tração progressiva de maneira segura, confortável, precisa e sem dor.
Os ajustes técnicos da mesa são definidos pelo fisioterapeuta e adaptados à patologia específica a ser tratada.
Mesa de Flexo-descompressão
Permite ao fisioterapeuta controlar totalmente a mobilidade da coluna vertebral do paciente, possibilitando movimentos de flexão, extensão, inclinação lateral e rotação.
Com essa tecnologia, respeitamos a preferência de movimento do paciente e automatizamos esse movimento, promovendo um aumento na mobilidade.
Neste artigo, iremos discutir todos os aspectos da cifose, incluindo as suas causas e sintomas.
Cifose
A cifose, também conhecida como hipercifose, pode ser causada por uma série de fatores diferentes. Uma causa comum é a osteoporose, condição que faz com que os ossos fiquem enfraquecidos.
Além da hipercifose (onde a curvatura anormal da coluna se dá para frente), ainda há a hipelordose que se trata uma condição em que a coluna vertebral se curva excessivamente para dentro.
Já a escoliose, se trata de uma curvatura tridimensional da coluna vertebral.
Causas
Como mencionamos, essa curvatura da coluna vertebral pode ser causada por uma série de fatores. Um problema comum é a osteoporose, uma condição que faz com que os ossos fiquem enfraquecidos e se parta facilmente.
Também pode ser causada por tumores ou defeitos congénitos, e em alguns casos, a causa da cifose é desconhecida. Ela também causa:
- Dores no pescoço;
- Dificuldades respiratórias (curva cifótica exerce pressão sobre os pulmões, dificultando a sua expansão total ao respirar);
- Problemas digestivos (devido à curva cifótica que exerce pressão sobre o estômago e os intestinos);
- Aspecto de uma corcunda nas costas.
Tipos de Cifose
Existem dois tipos de casos de cifose: estrutural e funcional.
A cifose congênita é uma deformidade presente ao nascimento ou que se desenvolve mais tarde na vida devido a doença ou lesão.
A cifose funcional é uma curvatura da coluna que não se deve a nenhuma deformidade subjacente, mas que pode se desenvolver a partir de uma postura excessiva ou desequilíbrio muscular, deixando o dorso curvo.
Classificações
A cifose primária ou idiopática – o tipo mais comum, e não tem causa conhecida;
A cifose secundária – causada por outra condição, como tumores, osteoporose ou defeitos congênitos.
Grupos de risco
A cifose pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais comum em idosos, principalmente mulheres. Os mais jovens também tendem a desenvolver cifose devido a posturas excessivas e falta de exercícios na região torácica. Isto pode fazer com que a coluna vertebral não se desenvolva adequadamente.
Também é mais comum em pessoas que têm as seguintes condições médicas:
- Osteoporose;
- Artrite;
- Doença de Scheuermann (uma condição que afeta o crescimento das vértebras);
- Espondilite anquilosante (uma forma de artrite que afeta a coluna vertebral).
Sintomas da Cifose
O sintoma mais comum é o dorso arredondado, e variam de acordo com a gravidade da curvatura. Outros sintomas podem incluir:
- Dores nas costas ou pescoço;
- Rigidez;
- Dores de cabeça;
- Fadiga;
- Problemas respiratórios.
Conclusão
A cifose é uma curvatura anormal da coluna vertebral, que pode causar dor nas costas e outros problemas que podem afetar diretamente a qualidade de vida do indivíduo. Apesar de ser um desvio que pode provocar dores, há tratamento disponível para essa condição.
Se você sente dor nas costas ou notou algum dos sintomas mencionados neste artigo, procure seu fisioterapeuta.
Obrigado pela leitura!