Cifose – guia completo
Você já ouviu falar do termo cifose? Esta é uma condição caracterizada por uma curvatura excessiva da coluna vertebral que, normalmente, possui uma ligeira curva. Mas na cifose, esta curva é exagerada.
Existem vários tipos de cifose, e a condição pode ser congênita (presente no nascimento) ou adquirida mais tarde (no decorrer da vida). Essa condição também pode ser classificada de acordo com a sua gravidade.
Esta condição pode levar à dor e incapacidade se não for tratada.
O sinal mais visível dessa condição é uma mudança na forma da coluna vertebral. Os ombros podem parecer arredondados e a cabeça pode ser empurrada para a frente. Em casos mais graves, a cifose pode causar dor nas costas e até dificuldade para respirar.
Ela também pode ser classificada em: cifose estrutural, postural e pode ser dividida em cifose primária ou idiopática e cifose secundária, e cada uma delas requer uma abordagem de tratamento diferente.
Neste artigo, iremos discutir todos os aspectos da cifose, incluindo as suas causas, sintomas, diagnóstico e opções de tratamento.
Cifose
A cifose, também conhecida como hipercifose, pode ser causada por uma série de fatores diferentes. Uma causa comum é a osteoporose, condição que faz com que os ossos fiquem enfraquecidos.
Além da hipercifose (onde a curvatura anormal da coluna se dá para frente), ainda há a hipelordose que se trata uma condição em que a coluna vertebral se curva excessivamente para dentro.
Já a escoliose, se trata de uma curvatura tridimensional da coluna vertebral.
Causas
Como mencionamos, essa condição pode ser causada por uma série de diferentes fatores. Uma causa comum é a osteoporose, uma condição que faz com que os ossos fiquem enfraquecidos e se parta facilmente.
Também pode ser causada por tumores ou defeitos congénitos, e em alguns casos, a causa da cifose é desconhecida. Ela também causa:
- Dores no pescoço;
- Dificuldades respiratórias (curva cifótica exerce pressão sobre os pulmões, dificultando a sua expansão total ao respirar);
- Problemas digestivos (devido à curva cifótica que exerce pressão sobre o estômago e os intestinos);
- Aspecto de uma corcunda nas costas.
Tipos de Cifose
Existem dois tipos de cifose: estrutural e funcional.
A cifose estrutural é uma deformidade presente ao nascimento (congénita) ou que se desenvolve mais tarde na vida devido a doença ou lesão.
A cifose funcional é uma curvatura da coluna que não se deve a nenhuma deformidade subjacente, mas que pode se desenvolver a partir de uma má postura ou desequilíbrio muscular.
Classificações
A cifose primária ou idiopática – o tipo mais comum, e não tem causa conhecida;
A cifose secundária – causada por outra condição, como tumores, osteoporose ou defeitos congênitos.
Grupos de risco
A cifose pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais comum em idosos, principalmente mulheres. Os mais jovens também tendem a desenvolver cifose devido a má postura ao sentar ou ao deitar quando estão cansados. Isto pode fazer com que a coluna vertebral não se desenvolva adequadamente.
Também é mais comum em pessoas que têm:
- Osteoporose;
- Artrite;
- Doença de Scheuermann (uma condição que afeta o crescimento das vértebras);
- Espondilite anquilosante (uma forma de artrite que afeta a coluna vertebral).
Sintomas da Cifose
O sintoma mais comum é o dorso arredondado, e variam de acordo com a gravidade da curvatura. Outros sintomas podem incluir:
- Dores nas costas ou pescoço;
- Rigidez;
- Dores de cabeça;
- Fadiga;
- Problemas respiratórios.
Diagnóstico da Cifose
Geralmente diagnosticada com um exame físico e testes de imagem, como raios X, tomografias computorizadas, ou MRIs.
O seu fisioterapeuta irá provavelmente começar com um exame físico. Ele ou ela olhará para as costas do paciente e pedirá que se ele curve para a frente. Isto irá ajudá-lo a avaliar a gravidade da cifose e determinar se a causa é funcional ou estrutural.
O fisioterapeuta também pode pedir que o paciente faça um teste chamado cifose cifométrica, onde uma fita métrica é usada para medir a curvatura da coluna.
Tratamento
O tratamento para cifose depende do tipo, causa e gravidade da curvatura. Para cifose funcional ou postural, o tratamento geralmente envolve a correção da postura durante o dia e exercícios de alongamento e fortalecimento para ajudar a alinhar a coluna.
O tratamento para cifose estrutural também pode incluir cirurgia, imobilização ou terapia física. A cirurgia é geralmente reservada para cifose grave e somente quando não há resposta após o tratamento conservador.
A imobilização é usada para parar o progresso da cifose em crianças e adolescentes, enquanto a coluna ainda está se desenvolvendo. A fisioterapia pode ajudar a aliviar a dor e melhorar a função da articulação.
ITC Vertebral
O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral, incluindo cifose. O ITC Vertebral oferece um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.
O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar a cifose e qualquer outro problema nas costas. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.
A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.
O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeita os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento. O tratamento pode envolver:
- Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo;
- Fisioterapia manual – técnicas manuais é desenvolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético postural;
- Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas;
- Mesa de flexão e Exercício Direcional – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação;
- Estabilização Vertebral – uso do equipamento Stabilizer. Aparelho destinado a registrar as alterações e pressões que permitem detectar o movimento da coluna e suas compensações durante o exercício. Com esse equipamento é possível implantar o programa de estabilização segmentar vertebral que preconiza fortalecer os músculos que protegem a coluna, especialmente os músculos transverso abdominal e os multífidos.
Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com o melhor da tecnologia para você recuperar a sua qualidade de vida.
Conclusão
A cifose é uma curvatura anormal da coluna vertebral, que pode causar dor nas costas e outros problemas. Apesar de ser um desvio que pode provocar dores, há tratamento para esta condição.
A fisioterapia tem papel importante no tratamento para pacientes com essa condição
Se você sente dor nas costas ou notou algum dos sintomas mencionados neste artigo, procure seu fisioterapeuta.
Obrigada pela leitura!