Dores na região lombar são muito comuns entre as pessoas e podem ter inúmeras causas. Normalmente, quando o paciente sente muitas dores na região lombar, o tratamento é feito com medicamentos para aliviar as dores e o desconforto. Em alguns casos, aliar sessões de fisioterapia ao tratamento também ajuda muito. No entanto, em casos de infecções, como a hérnia de disco lombar, onde não há melhora com medicamentos e fisioterapia, recomenda-se a cirurgia de hérnia de disco. Só o médico especialista será capaz de avaliar as condições do paciente e, assim, determinar que tipo de cirurgia de hérnia de disco será realizada, dependendo do local em que a hérnia encontra-se. Caso o paciente opte pela cirurgia, há dois tipos de cirurgia mais comuns. Neste artigo, vamos explicar como ocorre a hérnia de disco lombar, quais os seus sintomas, e tratamentos. E em caso de cirurgia de hérnia de disco, quais os tipos de cirurgia disponíveis e como são realizados os procedimentos e recuperação. Após a cirurgia, o paciente deve fazer certos procedimentos, para conseguir uma boa e total recuperação, como a fisioterapia, por exemplo.
Agendar sua AvaliaçãoO que é hérnia de disco lombar?

A hérnia de disco lombar é uma inflamação dos discos da coluna.
Como ocorre a hérnia de disco lombar?
Os discos intervertebrais que compõem a coluna vertebral são estruturas compostas por uma porção mais fibrosa chamada de ânulo fibroso e outra mais elástica e gelatinosa, o núcleo pulposo. A principal função do disco é absorver o impacto e permitir a mobilidade entre uma vértebra e outra. Em alguns casos, esses discos desgastam-se com o tempo, com o uso repetitivo ou inadequado, e também de acordo com predisposição genética. São durante essas situações que as hérnias de disco ocorrem. Além disso, quando há um excesso de pressão nessa área, o disco é empurrado na direção de uma raiz nervosa. E ao tocá-la e pressioná-la desencadeia uma dor que se irradia para uma das pernas (dor ciática) ou ambas. Felizmente, a hérnia de disco lombar é um problema na coluna vertebral que tem cura. Ou seja, o núcleo pulposo sai de sua posição normal no disco e comprime a medula ou, no caso da coluna lombar, as raízes nervosas. As pessoas mais afetadas por uma hérnia de disco estão entre 25 à 45 anos. Após esta idade, os problemas com os discos, costumam acompanhar os famosos bicos de papagaios (complexos disco-osteofitários). Nestas condições, o aumento anormal do osso, através do processo de osteoartrose contribui para a compressão das raízes nervosas. Tudo isso, em geral é chamado de hérnia de disco.
Sintomas da hérnia de disco lombar

Os sintomas da hérnia de disco lombar se apresentam com dores na coluna.
Sintomas de piora da hérnia de disco
Geralmente, a ciatalgia piora quando o paciente se senta, fica em pé ou anda, pois esses movimentos aumentam a pressão sobre o disco e, consequentemente, provoca um maior deslocamento do nervo ciático. Quando realizamos outros movimentos que elevam a pressão intra-abdominal (evacuar, tossir ou espirrar) ocorre outro aumento de pressão na coluna vertebral sobre os discos e, novamente, um intensificação da dor. Geralmente, essa dor é aliviada ao deitar, mas ocasionalmente, podem sentir câimbras, dormência e formigamento que irradia até o pé.
Agendar sua AvaliaçãoTratamento da hérnia de disco lombar

O tratamento mais indicado para a hérnia de disco lombar são repouso e fisioterapia
Cirurgia de hérnia de disco tradicional
Uma cirurgia de hérnia de disco tradicional é realizada através de um corte na pele do paciente, com o objetivo de chegar até a coluna. No caso da cirurgia de hérnia de disco lombar, esse corte é feito pela lateral ou pelas costas. Para realizar a cirurgia de hérnia de disco tradicional se aplica uma anestesia geral. Com isso, os cirurgiões conseguem tirar parte do disco intervertebral prejudicado ou ele completo. A cirurgia consiste em unir 2 vértebras ou recolocar um material artificial, que age como substituto do disco retirado. O tempo estimado para essa cirurgia é de cerca de 2 horas. No entanto, esse tempo pode variar de cirurgia para cirurgia.
Cirurgia de hérnia de disco: Artrodeses ou fusões para hérnia de disco lombar
Artrodeses ou fusões são fixações realizadas na coluna por meio de parafusos e outros materiais metálicos ou não metálicos, com o objetivo de estabilizar a coluna. Normalmente, é recomendada quando o paciente apresenta problemas de desalinhamento ou perda de firmeza nas vértebras, articulações ou ligamentos. Algumas fraturas da coluna são tratadas cirurgicamente com artrodeses. Atualmente, essas fixações evoluíram com o desenvolvimento de equipamentos sofisticados e uso de materiais nobres como o titânio. No entanto, o procedimento deve ser cuidadosamente indicado, pois acarreta em riscos maiores como lesão das estruturas nervosas e infecção.
Cirurgia de hérnia de disco minimamente invasiva
Esse tipo de cirurgia de hérnia de disco, também, é muito comum. Porém, costuma demandar menos tempo e poucos cortes no paciente. O procedimento é uma das técnicas mais novas e eficazes, em que o paciente corre muito menos risco de contrair infecções ou hemorragias. São elas:
Microcirurgia
A microcirurgia consiste em uma abertura muito menor da pele, através de um microscópio cirúrgico. O objetivo é fazer a remoção do disco e cauterizar os nervos próximos da hérnia, para aliviar a dor. Por ter muitas vantagens, este tipo de cirurgia de hérnia de disco é a primeira escolha, pois possibilita incisões menores e mais precisas, além de diminuir o sangramento, favorecendo uma recuperação mais rápida. Além disso, proporciona menor mobilização das estruturas nervosas minimizando a reação inflamatória e reduz o período de hospitalização.
Cirurgia Endoscópica
Este tipo de técnica de cirurgia de hérnia de disco tem o intuito de infiltrar pequenos tubos com câmera nas pontas. Com isso, evita-se os grandes cortes na pele e a manipulação de outras estruturas da coluna. Essa cirurgia de hérnia de disco minimamente invasiva precisa apenas de anestesia local e sedação. A sua duração é de uma média de 1 hora, ou até menos. Há casos em que se utiliza um aparelho de radiofrequência para remover a hérnia, também conhecido como cirurgia de hérnia de disco a laser.
Laminectomia
A laminectomia tradicional é uma técnica de cirurgia de hérnia de disco que consiste em um procedimento semelhante à microcirurgia. Porém, a laminectomia é realizada a olho nu. Por esta razão, a laminectomia é considerada obsoleta e pouco segura. Apesar de poder utilizar lupas para ter mais precisão e segurança, os microscópios oferecem mais segurança.
Rizotomias por radiofrequência
Diferentemente das infiltrações de analgésicos e anti-inflamatórios, nas rizotomias por radiofrequência o médico cauteriza pequenos nervos que se localizam nas articulações da coluna através de agulhas inseridas em pontos estratégicos. Trata-se de um procedimento simples e seguro que pode trazer grande alívio para dor de alguns pacientes, principalmente aqueles que apresentam dor lombar intensa. Em geral é realizado com o paciente internado por um período curto de 24 horas, e o alívio é imediato.
Riscos da cirurgia de hérnia de disco

A cirurgia da hérnia de disco pode ter riscos.
- Infecção;
- Sangramento;
- Dano nos nervos próximos à coluna;
- Dificuldades para movimentar a coluna;
- Continuação da dor na coluna.
É devido a esses riscos que a cirurgia só é recomendada para os casos em que não há mais solução com medicamentos ou fisioterapias.
Recuperação e preço da cirurgia de hérnia de disco
O tempo de internação após a cirurgia de hérnia de disco varia entre 2 a 5 dias, dependendo do paciente e do tipo de cirurgia escolhida pelo médico cirurgião. Para uma boa recuperação, é preciso não deixar de fazer sessões de fisioterapia, para recuperar os movimentos mais rapidamente. Dessa forma, o paciente consegue voltar às suas atividades normais entre 5 a 10 dias após a cirurgia de hérnia de disco. Mas, no caso de exercícios físicos e outras atividades mais intensas, o paciente deve esperar até 1 mês. A cirurgia de hérnia de disco pode ser realizada tanto pelo plano de saúde quanto pelo SUS – Sistema Único de Saúde. No entanto, casos mais urgentes podem custar entre R$4.000,00 a R$10.000,00.
Conclusão
Problemas de dor lombar ou hérnia de disco possuem diversas soluções. Recomenda-se consultar um médico especialista em coluna para determinar a escolha da melhor alternativa para cada caso. Vale ressaltar que os tratamentos podem variar bastante de acordo com cada paciente, por isso a experiência do neurocirurgião é fundamental para definir a melhor estratégia de tratamento. Na maioria dos casos, os pacientes com hérnia de disco melhoram sem intervenção cirúrgica. Entretanto, caso a indicação médica seja a cirurgia de hérnia de disco, não se deve adiar.
Agendar sua Avaliação