Conheça o tratamento

para acabar com as suas dores na coluna

Blog

Cisto de Tarlov aposenta?

Você foi diagnosticado com Cisto de Tarlov e tem dúvida se pode se aposentar? Leia este artigo até o final e descubra mais sobre essa condição, quais são as causas, como é o tratamento e se o Cisto de Tarlov aposenta, afinal.

Cisto de Tarlov

O que são Cistos de Tarlov?

Os Cistos de Tarlov são cistos cheios de fluido que se desenvolvem na coluna vertebral. Eles ocorrem, geralmente, na região inferior da coluna vertebral, próximo da coluna vertebral (cóccix).

Quem era Isadore Tarlov?

Isadore Tarlov

Isadore Tarlov foi um neurologista americano e pioneiro no estudo das dores nas raízes dos nervos. Ele nasceu no Norwalk, Connecticut, no dia 16 de maio de 1905. Formou-se em medicina na Johns Hopkins Medical School e fez residência em neurocirurgia no Montreal Neurological Institute.

A principal área de pesquisa de Tarlov foi no campo dos nervos espinhais, também conhecida como dor radicular. Em 1938, ele descreveu o cisto de Tarlov e mais tarde publicou diversos artigos.

Tarlov faleceu em 04 de julho de 1977, aos 72 anos de idade. Seu legado continua através de suas muitas contribuições para os campos da neurologia.

Quais são as causas dos Cistos de Tarlov?

A causa exata do Cistos de Tarlov é desconhecida, no entanto, pensa-se que eles se desenvolvem por causa como traumática, congênita, hemorrágica, por exemplo. Isso pode acontecer devido a uma lesão, cirurgia ou outra condição que afete a coluna vertebral.

Quais são os sintomas dos Cistos de Tarlov?

A maioria das pessoas com Cistos de Tarlov não experimenta nenhum sintoma, mas, algumas pessoas podem desenvolver dor, formigamento ou dormência na área afetada. Em casos graves, os cistos podem pressionar a medula espinhal e causar paralisia.

Como é o diagnóstico dos Cistos de Tarlov?

Os Cistos de Tarlov são tipicamente diagnosticados usando testes de imagem, tais como ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Seu especialista também pode recomendar uma punção lombar para descartar outras condições.

exame mostrando cisto de tarlov

Qual é o tratamento para os Cistos de Tarlov?

A maior parte das pessoas com Cistos de Tarlov não precisa de tratamento, mas se você está com dor ou outros sintomas, o tratamento pode ser clínico ou, em casos mais graves, cirurgia para remover os cistos.

É possível conviver com os Cistos de Tarlov?

Sim, é possível conviver com os Cistos de Tarlov. No entanto, em caso de dor ou outros sintomas, poderá ser necessário tratamento para ajudar a aliviar esses sintomas.

Cisto de Tarlov aposenta?

Afinal, Cisto de Tarlov aposenta? A maioria das pessoas com essa condição não precisa se aposentar de seus empregos ou atividades. No entanto, se você estiver sentindo muita dor ou outros sintomas, talvez precise fazer uma pausa em suas atividades no momento de crise. Você deve conversar com seu especialistas sobre as atividades que pode e não pode fazer em cada fase.

Tratamento conservador do ITC Vertebral

O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.

O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.

A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.

O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.

O tratamento a longo prazo pode envolver:

  • Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.

fisioterapeuta executando osteoparia

  • Fisioterapia manual – O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.

fisioterapeuta executando motivmentos de fisioterapia manual

  • McKenzie: Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.

fisioterapeuta executando técnica McKenzie

  • Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.

paciente em mesa de tração

  • Mesa de Flexo-Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.

paciente em mesa de flexo-descompressão

  • Técnicas de fortalecimento muscular: Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.

fisioterapeuta indicando técnicas de fortalecimento muscular

Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.

Assista o vídeo abaixo

Sobre o autor

Dr. Helder Montenegro

Crefito – 7277

Presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, Presidente de honra por seis edições do Congresso Internacional de Fisioterapia Manual e autor do livro Hérnia de Disco e Dor Ciática.

Sobre o autor

Dr. Helder Montenegro

Crefito – 7277

Presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, Presidente de honra por seis edições do Congresso Internacional de Fisioterapia Manual e autor do livro Hérnia de Disco e Dor Ciática.