ITC Vertebral

Blog ITC

Claudicação Neurogênica – como tratar?

A claudicação neurogênica é uma condição que afeta as extremidades inferiores, mas é causada por danos na medula espinhal, resultando em problemas com o fluxo sanguíneo e a função nervosa. Isto pode levar a dor, cólicas ou fraqueza nas pernas.

Ela pode ser uma condição debilitante, mas existem tratamentos disponíveis que podem ajudar a atenuar os sintomas.

Neste artigo, discutiremos mais detalhadamente a claudicação neurogênica, incluindo o que a causa, como é diagnosticada e tratada, e quem está em risco de a desenvolver.

Confira!

O que é claudicação neurogênica?

claudicação neurogênica

Essa é uma condição que ocorre quando há a compressão nos nervos espinhais da coluna lombar (parte inferior das costas) gerando dificuldade para caminhar. Estes danos podem causar problemas com o fluxo sanguíneo e a função nervosa, levando a dores, cólicas ou fraqueza nas pernas.

A claudicação neurogênica pode ser uma condição debilitante, mas há tratamentos disponíveis que podem ajudar aliviar os sintomas.

Causas da claudicação neurogênica

Uma das principais causas é a estenose lombar, onde ocorre o estreitamento do canal raquidiano na parte inferior das costas. Existem outras condições diferentes que também podem levar à claudicação neurogênica, como:

  • Estenose vertebral: uma das principais causas da claudicação neurogênica, é uma condição em que o canal espinhal se estreita, exercendo pressão sobre os nervos;
  • Doença degenerativa do disco: ocorre quando os discos da coluna se desgastam, causando dor e inflamação.
  • Hérnia de disco: quando um dos discos da coluna vertebral se rompe, exercendo pressão sobre os nervos;
  • Espondilolistese: condição em que uma das vértebras da coluna vertebral desliza para fora do lugar, exercendo pressão sobre os nervos.

Sintomas associados

claudicação neurogênica

Os sintomas associados podem variar em função da condição subjacente. No entanto, alguns sintomas comuns incluir:

  • Dor, cólicas ou fraqueza nas pernas;
  • Dormência ou formigamento nas pernas;
  • Fadiga;
  • Dificuldade em andar ou em ficar de pé durante longos períodos de tempo.

Grupos de risco

Há alguns fatores diferentes que podem aumentar o risco de desenvolver claudicação neurogênica. Estes incluem:

Idade: a claudicação neurogênica é mais comum em adultos mais velhos;

Obesidade: o excesso de peso pode exercer pressão adicional sobre a coluna vertebral e os nervos;

Fumar: pode danificar os vasos sanguíneos, o que pode levar à claudicação neurogênica;

Histórico familiar: Se um membro da família já foi diagnosticado com claudicação neurogênica, é provável que outro membro da família também possa desenvolver a condição.

Como é diagnosticada a claudicação neurogênica?

Caso você tenha percebido sintomas que indiquem claudicação neurogênica, é provável que o seu fisioterapeuta solicite alguns testes para confirmar o diagnóstico. Estes podem incluir:

Ressonância magnética: pode mostrar se há algum dano na coluna vertebral ou nervos;

Tomografia computorizada: pode mostrar se há algum dano na coluna ou nervos;

Raio-x: pode mostrar se há qualquer estreitamento do canal espinhal.

Tratamento

Existem algumas opções de tratamento diferentes para a claudicação neurogênica. Estas incluem:

Fisioterapia: a fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos em torno da coluna vertebral e melhorar a flexibilidade;

Medicação para a dor: a medicação para dor com receita médica pode ajudar a aliviar a dor associada à claudicação neurogênica.

Injeções de esteróides: injeções podem ajudar a reduzir a inflamação e a dor.

Cirurgia: Em alguns casos, a cirurgia pode ser utilizada para aliviar a pressão sobre os nervos, mas isso ocorre em raros casos.

Se você suspeitar que possa ter essa condição, não deixe de consultar o seu fisioterapeuta para que ele possa diagnosticar e tratar adequadamente a sua condição. A claudicação neurogênica pode ser uma condição debilitante, mas há tratamentos disponíveis que podem ajudar.

ITC Vertebral e a fisioterapia conservadora

fisioterapia conservadora

O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral, incluindo a claudicação neurogênica. Nós oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.

No ITC você encontra um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar a claudicação neurogênica e qualquer outro problema nas costas. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.

A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.

Nós utilizamos abordagens que respeita os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento. O tratamento pode envolver:

  • Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo;

Osteopatia

  • Fisioterapia manual –  técnicas manuais é desenvolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético postural;

Fisioterapia manual

  • Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas;

Mesa de Tração

  • Mesa de flexão e Exercício Direcional – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação;

Mesa de flexão

Estabilização Vertebral – uso do equipamento Stabilizer. Aparelho destinado a registrar as alterações e pressões que permitem detectar o movimento da coluna e suas compensações durante o exercício. Com esse equipamento é possível implantar o programa de estabilização segmentar vertebral que preconiza fortalecer os músculos que protegem a coluna, especialmente os músculos transverso abdominal e os multífidos.

Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com o melhor da tecnologia para você recuperar a sua qualidade de vida.

Conclusão

A claudicação neurogênica é uma condição que pode causar dor e pode ser debilitante sem o tratamento adequado. Entretanto, é possível tratar essa condição e viver normalmente. Caso você tenha sido diagnosticado com essa condição, agende uma avaliação com um fisioterapeuta para um diagnóstico e plano de tratamento adequados.

O ITC Vertebral é uma clínica especializada no tratamento de claudicação neurogênica e outros problemas nas costas. Oferecemos um programa abrangente de fisioterapia que se baseia em métodos conservadores.

Se precisar, fale conosco. Teremos o maior prazer em lhe atender e buscar uma solução para o seu problema juntos.