Coluna inflamada? Descubra as causas!
Coluna inflamada é um sintoma muito comum e está relacionado a uma série de condições diferentes. Ela pode ser causada por uma infecção, lesão ou desordem autoimune.
Conhecendo as causas da coluna inflamada
O fato de se sentar em uma mesma posição por muito tempo pode colocar tensão nos músculos e ligamentos, levando a uma inflamação, por exemplo. Outras causas comuns para a coluna inflamada, incluem carregar cargas pesadas, levantamento inadequado, espasmos musculares ou tensões devido ao uso excessivo de certos músculos, condições degenerativas como a artrite, uma lesão, dentre outras causas.
Algumas doenças inflamatórias que afetam a Coluna Vertebral
- Espondilite anquilosante: é uma das condições inflamatórias da coluna vertebral, que pode causar dor e rigidez na parte inferior das costas, pescoço, quadris, ombros, e outras áreas do corpo. Também pode causar dificuldade para dobrar ou endireitar a coluna vertebral, fadiga e alcance limitado de movimento. O tratamento para espondilite anquilosante é baseado, principalmente, em recursos da fisioterapia. A cirurgia é indicada somente nos casos mais severos. Com tratamento adequado, a espondilite anquilosante pode ser administrada e seus sintomas podem ser controlados.
- Artrite reumatoide: é causada por uma resposta anormal do sistema imunológico do corpo e leva à inflamação, dor articular, rigidez, inchaço e redução da amplitude de movimento. Se não for tratada, a artrite reumatoide pode causar danos severos as membranas sinoviais de diversas articulações e a outras estruturas do corpo, como órgãos internos. A fisioterapia e uso de medicações, como analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides, corticoides e imunossupressores, são recomendados para o tratamento da condição. A cirurgia pode ser pensada em casos mais avançados. O objetivo do tratamento da artrite reumatoide é reduzir a inflamação e a dor, melhorar o funcionamento das articulações, prevenir incapacidades, e diminuir a velocidade da progressão da doença. Com diagnóstico imediato e tratamento apropriado, a artrite reumatoide pode ser controlada com sucesso.
- Osteoartrite: ocorre quando a cartilagem, a almofada protetora que cobre os ossos de uma articulação, começa a se desgastar. E então pode ocorrer inflamação local causada pelo atrito entre as estruturas da coluna. Isto pode causar dor, rigidez, maciez, dor, inchaço, dificuldade de mover as articulações afetadas e amplitude de movimento limitada. É comumente vista em adultos mais velhos, mas também pode afetar pessoas mais jovens. A osteoartrite é geralmente tratada com fisioterapia, medicamentos e exercícios. E com tratamento adequado, o indivíduo pode ter uma vida normal e funcional.
Sintomas da coluna inflamada
Os sintomas incluem dores persistentes e rigidez na região afetada, dores agudas que podem irradiar e uma incapacidade de levantar objetos pesados ou mesmo de mobilidade em geral.
Se não for tratada, uma coluna inflamada pode levar a problemas mais graves como ciática e hérnias discais.
Qual a solução para a coluna inflamada?
O tratamento de uma coluna inflamada normalmente envolve um programa de fisioterapia com recursos personalizados, exercícios de fortalecimento e outras terapias, dependendo da causa raiz da inflamação.
Obter o diagnóstico exato do que está causando uma coluna inflamada é, portanto, fundamental para iniciar o tratamento mais adequado.
Tratamento conservador do ITC Vertebral
O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.
O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.
A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.
O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.
O tratamento a longo prazo pode envolver:
- Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.
- Fisioterapia manual – O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.
- McKenzie- Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.
- Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.
- Mesa de Flexo-Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.
- Técnicas de fortalecimento muscular – Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.
Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.