Como aliviar dor no nervo ciático?

15/mar Por Helder Montenegro Revisão 24/maio - 2022

A dor do nervo ciático é um problema comum que pode afetar pessoas de todas as idades. Este tipo de dor pode ser causado por uma variedade de razões, incluindo inflamação, compressão ou lesão do nervo ciático.

Ao sentir dor no nervo ciático, é importante procurar tratamento imediatamente.

No artigo de hoje, discutiremos o que causa a dor do nervo ciático, quais os sinais de alerta para esta condição, e como aliviar a dor de forma segura e eficaz.

O que causa dor no nervo ciático?

Há vários aspectos que podem causar dor no nervo ciático. Uma das causas mais comuns é a inflamação. Quando o nervo ciático fica inflamado, pode causar dor, formigamento e dormência da lombar até o pé.

Agendar sua Avaliação

Outra causa comum de dor no nervo ciático é a compressão. Isto ocorre quando o nervo é comprimido por uma hérnia de disco ou esporão ósseo, por exemplo.

Outro motivo é devido a um golpe direto na área, como durante um acidente de carro, ou devido a lesões por stress repetitivo.

A síndrome do piriforme (músculo pequeno, localizado na região glútea) também é outra causa para dor no ciático, sendo bastante comum em praticantes de corrida. Esse músculo pode ficar inflamado e com isso, aumentar de tamanho, comprimindo o nervo ciático.

Quais são os sintomas da dor do nervo ciático?

 

O sintoma mais comum da dor do nervo ciático é uma dor que irradia da parte posterior das costas para a perna. Esta dor pode variar de suave a grave, e é muitas vezes pior após longos períodos de tempo sentado ou em pé.

Outros sintomas incluem formigamento, dormência ou fraqueza na perna afetada. Em alguns casos, as pessoas podem também ter espasmos musculares.

Os sintomas mais comuns de inflamação do nervo ciático são: 

  • Dor na parte posterior da coxa; 
  • Dor na região dos glúteos; 
  • Queimação na região posterior da perna; 
  • Perda de força na região da perna; 
  • Piora do quadro de dor em pé ou andando; 

Qual o melhor tratamento para aliviar a dor no nervo ciático?

O acompanhamento com um fisioterapeuta é necessário para a criação de um protocolo individual de tratamento. Nesse protocolo podem ser utilizadas as seguintes técnicas:

Osteopatia:

É um tipo de terapia física que usa técnicas práticas para liberar a tensão muscular e melhorar o alcance do movimento.

Agulhas

Tipo de fisioterapia que usa agulhas finas para libertar pontos de tensão muscular.

Mesa de tração:

Esta é uma mesa que o fisioterapeuta usa para descomprimir a coluna vertebral e tirar a pressão do nervo ciático.

Mesa de flexão

Técnica utilizada pelo fisioterapeuta para melhorar o alcance do movimento na coluna vertebral.

Exercícios de fortalecimento

Estes exercícios ajudam a fortalecer os músculos que suportam a coluna vertebral, ajudando a tirar a pressão do nervo ciático.

Como posso aliviar a dor do nervo ciático?

Caso você tenha acordado com dor aguda na região posterior da perna, sensação de formigamento e fraqueza muscular na perna, existe uma grande chance de você estar com um quadro de irritação no nervo ciático. 

O ideal é procurar ajuda especializada para um diagnóstico correto. Dessa forma, pode-se iniciar o tratamento o quanto antes. 

Algumas medidas urgentes podem ajudar a melhorar o quadro, como: 

  • Reduzir a atividades com carga no período agudo; 
  • Compressas mornas por 20 minutos;
  • Se a dor estiver muito forte, fique em repouso relativo por poucos dias; 
  • Faça as sessões de fisioterapia indicadas.

Como prevenir a dor no nervo ciático? 

Existem algumas ações que podem ajudar a prevenir o quadro ou o retorno dele, como: 

  • Mantenha-se no peso ideal para sua altura e idade, evitando a obesidade; 
  • Tenha uma vida ativa com prática de atividade física regular; 
  • Evite o excesso de treinos e, por exemplo, se for aumentar a quilometragem na corrida, faça de maneira a ser menos de 10% de aumento por semana; 
  • Um programa de fortalecimento muscular é muito importante, mas o faça dentro dos seus limites; 
  • Evite carregar muitos pesos.

Quando é necessário cirurgia para a dor no nervo ciático?

Se a dor do nervo ciático for causada por uma hérnia discal ou doença degenerativa discal, pode ser necessária uma cirurgia para corrigir o problema. No entanto, isso deve ocorrer em cerca de 5% dos casos.

A cirurgia deve ser indicada quando há perdas progressivas e rápidas de força e sensibilidade na perna. Ela também é, por vezes, necessária se outros tratamentos como fisioterapia e exercício físico, não tiverem sido eficazes.

Mas isso deve ser considerado apenas quando já houve a realização de tratamentos de ponta e não apenas os convencionais.

Se você estiver com dores no nervo ciático, é importante falar com o especialista sobre as melhores opções de tratamento.

No ITC Vertebral, oferecemos um método exclusivo e personalizado de tratamento não cirúrgico que é pautado em técnicas com evidência científica associadas à tecnologia de última geração. 

O método Reconstrução Músculo-Articular já tratou mais de 60 mil pacientes, proporcionando alívio da dor e devolvendo qualidade de vida. 

Agende uma consulta com um de nossos fisioterapeutas especialistas em uma de nossas clínicas.

A dor do nervo ciático pode ser muito debilitante. No entanto, vimos alguns métodos que podem ser feitos para prevenir e aliviar os sintomas, impedindo o seu regresso.

Se você sentir dor na região, consulte um de nossos fisioterapeutas especialistas para um diagnóstico preciso e um protocolo de tratamento individualizado.

Obrigada pela sua leitura!

Agendar sua Avaliação

Por Helder Montenegro Revisão 24/maio - 2022
Todo o conteúdo deste website é produzido e de reponsabilidade da equipe que compõe o ITC Vertebral.