Contratura muscular lombar: sintomas, fisioterapia e recuperação
A contratura muscular lombar pode ser a causa de dores na região.
Você já colocou a mão sobre as costas e percebeu a região mais rígida e dolorida? Já sentiu que estava com dificuldade de movimentar a coluna?
Possivelmente, era um caso de contratura muscular lombar.
Vamos descobrir neste artigo o que causa a contratura muscular lombar, como ela surge e quais as alternativas de tratamento e prevenção para a condição.
O que é uma contratura muscular lombar?
Trata-se de uma condição que afeta os músculos lombares e pode causar dor e desconforto significativos. A contratura muscular lombar ocorre quando um grupo de fibras musculares se contraem excessivamente, ficando incapazes de relaxar normalmente. Essa contração torna a região muito rígida e pode dificultar ou impossibilitar a movimentação.
Como acontece?
As contraturas podem ocorrer, principalmente, quando a pessoa realiza um esforço físico intenso, causando sobrecarga à região, como é o caso da prática de determinadas atividades físicas. Movimentos bruscos no dia a dia, a mesma postura mantida por longo período de tempo, assim como o excesso de tensão no corpo, também podem contribuir para o surgimento de uma contratura muscular lombar.
O que uma pessoa com essa condição sente?
É comum sentir um pequeno desconforto nas costas, inicialmente, e isso pode piorar gradualmente, chegando a dores intensas que atrapalham as atividades do dia a dia. Os movimentos também ficam mais difíceis.
Como já dito, a região fica rígida e a pessoa pode sentir um “caroço” ou nódulo na musculatura da região.
O que fazer em caso de contratura muscular lombar?
As opções de tratamento variam dependendo das características da condição e podem incluir, sobretudo, exercícios específicos e fisioterapia. O primeiro passo é sempre consultar um especialista para avaliar o quadro e determinar o melhor plano de tratamento para a contratura muscular lombar.
Atenção: o repouso absoluto não ajuda. O corpo precisa de movimento para fortalecer a musculatura e melhorar a flexibilidade de movimentos.
É possível prevenir a contratura muscular lombar?
Exercícios e alongamentos regulares podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver essa condição, assim como afastar os fatores de risco: atividades que possam causar lesões, uma mesma postura mantida por muito tempo e o uso excessivo dos músculos da parte inferior da coluna.
Tomando alguns cuidados para evitar a contratura muscular lombar, é possível reduzir a dor e o desconforto e melhorar a qualidade de vida.
As informações presentes neste artigo não substituem o aconselhamento profissional. Se você estiver com sintomas de contratura muscular lombar ou qualquer outra condição de saúde, consulte um especialista em coluna para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Tratamento conservador do ITC Vertebral
O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.
O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.
A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.
O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.
O tratamento a longo prazo pode envolver:
- Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.
- Fisioterapia manual – O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.
- McKenzie- Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.
- Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.
- Mesa de Flexo-Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.
- Técnicas de fortalecimento muscular – Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.
Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.