O que é discinesia escapular? Existe tratamento?
A discinesia escapular é um déficit na coordenação dos músculos escapulares que pode ou não estar associada à dor. Pessoas que praticam atividades esportivas com repetição de movimento dos membros superiores são bastante acometidas pela discinesia escapular, mas a condição é bem comum em outros públicos também.
O que é a discinesia escapular?
Trata-se de uma condição em que a escápula se move de maneira anormal.
A escápula é um osso com formato triangular, responsável por ligar o tronco e a caixa torácica. Ela fica localizada na parte de trás do ombro e ajuda a estabilizar o braço. É graças aos seus movimentos que o ombro apresenta grande mobilidade.
Na discinesia escapular, o paciente acaba perdendo essa capacidade de movimentar normalmente os braços e a escápula.
Quais as causas?
Ela pode ser causada por uma variedade de fatores.
A causa mais comum é um desequilíbrio muscular entre os músculos que atuam sobre a escápula. Isso pode acontecer quando os músculos ao redor do ombro estão fracos, por exemplo. Outras causas potenciais incluem uso excessivo, movimentos repetitivos em cima do ombro e lesões no ombro ou no manguito rotador.
Quais os sintomas da discinesia escapular?
A condição pode gerar a movimentos inadequados que podem, em alguns casos, levar a lesões no ombro.
Tratamento para discinesia escapular
O tratamento, normalmente, concentra-se no alívio dos sintomas e pode incluir fisioterapia e exercícios, principalmente.
Se você suspeita de uma discinesia escapular é importante consultar um especialista para que a condição seja devidamente diagnosticada e o tratamento correto seja iniciado o quanto antes.
Seguindo um protocolo de tratamento correto é possível recuperar a funcionalidade e qualidade de vida do paciente com discinesia escapular.
Tratamento conservador do ITC Vertebral
O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.
O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.
A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.
O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.
O tratamento a longo prazo pode envolver:
- Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.
- Fisioterapia manual – O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.
- McKenzie: Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.
- Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.
- Mesa de Flexo-Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.
- Técnicas de fortalecimento muscular: Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.
Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.