A discinesia escapular é um déficit na coordenação dos músculos escapulares que pode ou não estar associada à dor. Pessoas que praticam atividades esportivas com repetição de movimento dos membros superiores são bastante acometidas pela discinesia escapular, mas a condição é bem comum em outros públicos também.
O tratamento, normalmente, concentra-se no alívio dos sintomas e pode incluir fisioterapia e exercícios, principalmente.
Se você suspeita de uma discinesia escapular é importante consultar um fisioterapeuta para que a condição seja devidamente diagnosticada através de exames clínicos e o tratamento correto seja iniciado o quanto antes.
Seguindo um protocolo de tratamento correto é possível recuperar a funcionalidade e qualidade de vida do paciente com discinesia escapular.
O tratamento oferecido pelo ITC Vertebral é totalmente personalizado, levando em consideração as necessidades específicas de cada paciente.
O fisioterapeuta realiza uma avaliação inicial meticulosa para entender e atender às particularidades de cada caso. Após reunir todas as informações sobre o quadro clínico, um plano de tratamento individualizado é formulado.
Dessa forma, a abordagem para cada paciente diagnosticado com condições na coluna vertebral pode incluir uma ampla gama de recursos terapêuticos.
Nas clínicas do ITC Vertebral, dispomos de diversas técnicas, e o tratamento será conduzido utilizando as mais adequadas para cada situação.
A seguir, estão alguns dos procedimentos que podem ser incorporados ao protocolo de atendimento do ITC Vertebral:
Fisioterapia Manual
Objetiva restaurar a funcionalidade e a biomecânica das estruturas corporais sem causar danos, devolvendo o movimento máximo e indolor ao sistema musculoesquelético enquanto mantém o equilíbrio postural.
Exercícios Direcionais
Método que avalia o quadro individual e identifica os exercícios específicos que mais contribuem para o alívio das dores.
Fortalecimento Muscular
Desenvolvemos um programa específico de fortalecimento muscular para cada tipo de sintoma e diagnóstico, aplicado durante o tratamento personalizado.
Tecnologia Exclusiva
Mesa de Tração
Este equipamento possui um sistema deslizante com molas que regula a descompressão da coluna, permitindo uma tração progressiva de maneira segura, confortável, precisa e sem dor.
Os ajustes técnicos da mesa são definidos pelo fisioterapeuta e adaptados à patologia específica a ser tratada.
Mesa de Flexo-descompressão
Permite ao fisioterapeuta controlar totalmente a mobilidade da coluna vertebral do paciente, possibilitando movimentos de flexão, extensão, inclinação lateral e rotação.
Com essa tecnologia, respeitamos a preferência de movimento do paciente e automatizamos esse movimento, promovendo um aumento na mobilidade.
A seguir você vai descobrir mais detalhes sobre essa condição.
O que é a discinesia escapular?
Trata-se de uma condição em que a escápula se move de maneira anormal.
A escápula é um osso com formato triangular, responsável por ligar o tronco e a caixa torácica. Ela fica localizada na parte de trás do ombro e ajuda a estabilizar o braço. É graças aos seus movimentos que o ombro apresenta grande mobilidade. exames clínico
Na discinesia escapular, o paciente acaba perdendo essa capacidade de movimentar normalmente os braços e a escápula.
Quais as causas?
Essa alteração na ativação e coordenação dos músculos estabilizadores pode ser causada por uma variedade de fatores.
A causa mais comum é um desequilíbrio muscular entre os músculos que atuam sobre a escápula. Isso pode acontecer quando os músculos ao redor do ombro estão fracos, por exemplo. Outras causas potenciais incluem uso excessivo, movimentos repetitivos em cima do ombro e lesões no ombro ou no manguito rotador.
Quais os sintomas da discinesia escapular?
A discinesia escapular é uma condição que pode causar uma série de sintomas incômodos que impactam a qualidade de vida.
As pessoas frequentemente relatam dor no ombro, especialmente durante atividades que envolvem levantar o braço ou empurrar, devido ao movimento anormal da escápula.
Além disso, é comum sentir fraqueza muscular na região, o que pode dificultar tarefas cotidianas como levantar objetos ou vestir-se.
Outro sintoma característico são os estalos ou rangidos que ocorrem ao mover o braço, indicando uma movimentação irregular da escápula.