ITC Vertebral

Blog ITC

Discopatia Degenerativa: O que é? Tratamentos

A discopatia degenerativa é uma condição na qual os discos entre as vértebras da coluna vertebral começam a se romper e a se deteriorar. Isso pode causar dor, desconforto e até mesmo mobilidade reduzida em alguns casos. É mais comumente observada em adultos mais velhos, mas pode ocorrer em qualquer idade.

mulher com discopatia degenerativa

Antes de entender mais sobre a discopatia degenerativa, saiba que a condição faz parte do envelhecimento, ou seja, é um processo natural que pode acontecer com qualquer pessoa ao longo do tempo.

Os discos intervertebrais

Os discos da coluna vertebral são compostos por uma camada externa fibrosa resistente e um núcleo interno mais macio e compressível. Quando os discos se desgastam com o tempo, essas estruturas, que antes eram flexíveis, tornam-se ainda mais finas, ficando menos capazes de absorver choques ou movimentos. Isso pode levar a abaulamentos ou hérnias de disco que podem causar dor nas costas, no pescoço e nos membros.

Sintomas de discopatia degenerativa

A discopatia degenerativa é caracterizada por uma série de sintomas, incluindo dor na região lombar ou no pescoço, dormência e sensação de formigamento nas extremidades, diminuição da mobilidade devido à rigidez e inflamação e dificuldade de permanecer em pé por longos períodos.

Esses sintomas são causados pela deterioração gradual dos discos intervertebrais que fornecem amortecimento entre as vértebras da coluna vertebral. À medida que esses discos se rompem com o tempo, eles se tornam menos capazes de fornecer suporte e absorção de choque para a coluna, resultando em dor e outros sintomas.

Fatores de risco para a discopatia degenerativa

home idoso com discopatia degenerativa

Os fatores de risco para o desenvolvimento da discopatia degenerativa, geralmente, incluem idade, genética, hábitos de vida, como tabagismo e obesidade, além de lesões ou traumas anteriores na coluna vertebral. Também é possível que a discopatia degenerativa seja causada por outros problemas de saúde subjacentes, como artrite ou fibromialgia.

Tratamento para discopatia degenerativa

As opções de tratamento dependem da gravidade da condição, mas normalmente envolvem fisioterapia para ajudar a fortalecer e estabilizar a coluna.

Viver com discopatia degenerativa pode ser um desafio, mas existem algumas medidas que podem ser tomadas para ajudar a controlar a dor e permanecer o mais ativo possível. A prática regular de exercícios para fortalecer os músculos que sustentam a coluna vertebral pode ajudar a reduzir a dor e melhorar a mobilidade. Também é importante manter uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável. Além disso, ter cuidado com o estresse provocado por algumas atividades sobre a coluna pode ajudar a reduzir as crises.

Ao seguir essas dicas, você poderá controlar a dor associada à discopatia degenerativa e manter uma boa qualidade de vida. Não deixe de buscar ajuda especializada ao identificar a presença de sintomas relacionados à condição.

Tratamento conservador do ITC Vertebral

O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.

O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.

A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.

O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.

 

O tratamento pode envolver:

Osteopatia

técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.

fisioterapeuta executando osteoparia

Fisioterapia manual

O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.

fisioterapeuta executando motivmentos de fisioterapia manual

McKenzie

Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.

fisioterapeuta executando técnica McKenzie

Mesa de Tração

Quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.

paciente em mesa de tração

Mesa de Flexo

Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.

paciente em mesa de flexo-descompressão

Técnicas de fortalecimento muscular

Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.

fisioterapeuta indicando técnicas de fortalecimento muscular

 

Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.

Sobre o autor