ITC Vertebral

Blog ITC

Doença de Scheuermann: causas, sintomas, tratamento, tem cura?

Você já ouviu falar da doença de Scheuermann?

foto de doença de Scheuermann

Essa condição, que afeta o desenvolvimento da coluna vertebral, faz com que os ossos da região (vértebras) não estejam tão alinhados quanto deveriam ser.

Isso pode causar dores e problemas de movimento.

O que causa a doença de Scheuermann?

A causa da doença de Scheuermann não é totalmente compreendida, mas acredita-se que esteja relacionada a um problema com o crescimento das vértebras durante a infância.

Algumas doenças podem estar envolvidas como causa da condição, tais como: doenças endócrinas, osteoporose e infecções.

Isso pode levar a uma forma anormal da coluna vertebral e a um enfraquecimento dos ossos.

Quais são os sintomas da doença de Scheuermann?

Sintomas da doença de Scheuermann podem variar de pessoa para pessoa.

De maneira geral, eles podem incluir:

Curvatura anormal da coluna vertebral: A característica principal da doença de Scheuermann é a hipercifose, que é uma curvatura exagerada da parte superior das costas. Isso resulta em uma postura arqueada ou corcunda.

Dor nas costas: A curvatura anormal da coluna vertebral pode causar dor nas costas, especialmente na região torácica. A dor pode ser leve à intensa e, em alguns casos, pode se espalhar para os ombros e pescoço.

Rigidez: Pessoas com a doença de Scheuermann podem sentir rigidez na região torácica, tornando difícil endireitar as costas.

Fadiga: A cifose excessiva pode levar à fadiga muscular e desconforto nas costas, especialmente após atividades físicas.

Dificuldade respiratória: Em casos mais graves, a curvatura exagerada da coluna pode afetar a capacidade pulmonar e levar a dificuldades respiratórias.

Diminuição da altura: Em alguns casos, a doença de Scheuermann pode causar uma diminuição na altura devido à curvatura da coluna.

Em alguns casos, a doença de Scheuermann pode ser assintomática e ser descoberta apenas por meio de exames específicos ou radiografias. Tudo varia de acordo com a condição específica de cada paciente.

O diagnóstico e o tratamento da doença de Scheuermann devem ser realizados por um profissional especializado em coluna vertebral.

Quais são os grupos de risco?

foto de doença de Scheuermann

Essa doença, que é mais comum nos meninos do que nas meninas, geralmente começa durante a adolescência. Sendo assim, a maioria dos casos é diagnosticada entre os 8 e 12 anos de idade.

Como é diagnosticada a doença?

A doença de Scheuermann é, muitas vezes, diagnosticada por um especialista em coluna através de exames físicos e de imagem da coluna vertebral.

É possível prevenir essa doença?

Não há nenhuma prevenção conhecida para a doença de Scheuermann. Entretanto, o diagnóstico e o tratamento precoce podem ajudar a reduzir os sintomas e a melhorar a qualidade de vida.

As opções de tratamento incluem, principalmente, fisioterapia conservadora e exercícios personalizados. A cirurgia é uma opção somente em casos graves.

Além do tratamento para melhora do alinhamento postural, tratamentos para alívio de dor podem ser empregados quando esta se faz presente.

Tratamento conservador do ITC Vertebral

Oferecemos um programa de fisioterapia completo para as mais diferentes patologias da coluna, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações para que você tenha mais qualidade de vida.

Os especialistas do ITC Vertebral utilizam abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento mais adequado.

O tratamento pode envolver:

Osteopatia

Técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.

fisioterapeuta fazendo Osteopatia no paciente

Fisioterapia manual

O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.

fisioterapeuta fazendo Fisioterapia manual no paciente

McKenzie

Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente.

Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores.

Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.

fisioterapeuta fazendo técnica McKenzie em paciente

Mesa de Tração

Quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.

fisioterapeuta e paciente usando a mesa de tração

Mesa de Flexo-Descompressão

Possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.

paciente usando Mesa de Flexo-Descompressão

Técnicas de fortalecimento muscular

Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.

paciente fazendo Técnicas de fortalecimento muscular

Esta informação foi útil?
Compartilhe com quem também pode se interessar.

Sobre o autor