A espondilose lombossacra é uma condição que afeta as regiões lombar e sacral da coluna vertebral. É causada pelo desgaste relacionado aos discos e articulações nessas regiões.
O envelhecimento é o principal fator de risco, mas outras situações podem contribuir para o surgimento da espondilose lombossacra, como obesidade e sedentarismo, por exemplo.
Sintomas
Essa condição pode ser assintomática ou causar uma variedade de sintomas. Dentre os sintomas mais observados na espondilose lombossacra, podemos incluir:
– Dor na região lombar e nas nádegas;
– Rigidez nas costas;
– Dormência, fraqueza ou formigamento nas pernas;
– Dificuldade para andar ou ficar de pé por longos períodos de tempo;
– Problemas com o controle da bexiga.
Tipos de espondilose lombossacra
Existem três tipos principais:
Tipo I: alterações degenerativas no disco intervertebral sem deslocamento ou hérnia.
Tipo II: alterações degenerativas no disco intervertebral com deslocamento, mas sem hérnia.
Tipo III: alterações degenerativas no disco intervertebral com deslocamento e hérnia.
O tratamento adequado para cada tipo de espondilose lombassacra é feito após o diagnóstico preciso de um especialista.
Tratamento para espondilose lombossacra
Há várias opções de tratamento disponíveis para espondilose lombossacra.
A Fisioterapia é a principal alternativa. Os recursos empregados ajudam a melhorar a mobilidade e força, assim como no alívio da dor e da inflamação.
Na minoria dos casos, pode ser necessária uma cirurgia para tratar a espondilose lombossacra.
Se você percebe quaisquer sintomas associados à espondilose lombossacra, é importante consultar imediatamente um especialista para que possa receber os cuidados apropriados e o plano de recuperação. O especialista deve realizar um trabalho personalizado que seja adaptado às necessidades e sintomas específicos do paciente. Com uma abordagem adequada de tratamento, é possível recuperar a mobilidade e viver sem dor.
Tratamento conservador do ITC Vertebral
O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.
O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.
A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.
O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.
O tratamento a longo prazo pode envolver:
- Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.
- Fisioterapia manual – O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.
- McKenzie: Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.
- Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.
- Mesa de Flexo-Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.
- Técnicas de fortalecimento muscular: Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.
Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.