Conheça o tratamento

para acabar com as suas dores na coluna

Blog

O que causa a Estenose Foraminal?

A estenose foraminal é uma condição onde os neuroforames se estreitam, interferindo ou “beliscando” as raízes do nervo espinhal. O forame é o espaço entre as vértebras através do qual os nervos espinhais saem da coluna vertebral.

A estenose foraminal é causada por uma série de fatores, incluindo alterações degenerativas na coluna vertebral e hérnia de disco, por exemplo. A condição é mais comum em adultos mais velhos, mas pode ocorrer em qualquer idade.

Em alguns casos, essa condição a pode levar à paralisia caso não receba diagnóstico e tratamento precoces.

No artigo de hoje, vamos entender porque o diagnóstico e tratamentos fisioterapêuticos são tão importantes para recuperação de pacientes que possuem a estenose foraminal.

Confira!

Afinal, o que é Estenose Foraminal?

Estenose do Canal - Coluna SP

A estenose foraminal ou redução da amplitude foraminal, é uma condição onde ocorre o estreitamento dos tuneis ósseos, espaços entre as vértebras através do qual os nervos espinhais saem da coluna vertebral. O forame (túnel ósseo) pode ser estreitado devido a um número de fatores, incluindo alterações degenerativas da coluna vertebral, hérnias discais, ligamentos espessados e tumores.

Este estreitamento exerce pressão sobre as raízes do nervo espinhal, o que pode levar a dor, e outros sintomas bastante incomodos para o pacientes.

A estenose do foraminal é mais comum nos adultos mais velhos, mas pode ocorrer em qualquer idade. Em alguns casos, esta condição pode levar à paralisia se não for diagnosticada e tratada precocemente. É por isso que é tão importante procurar sinais e sintomas precoces, para que se possa obter o diagnóstico correto e começar o tratamento o mais cedo possível.

Quais são as causas?

Como mencionámos anteriormente, a estenose foraminal é causada por uma série de fatores, incluindo alterações degenerativas da coluna vertebral, hérnias discais, ligamentos espessados, e tumores.

Estenose Foraminal | Dr. Ricardo Teixeira

Entre as principais causas estão:

  • Desgaste e hipertrofia das articulações;
  • Traumas de repetição;
  • Espondilolistese (escorregamento entre vértebras);
  • Escoliose;
  • Espessamentos dos ligamentos da coluna.

Sintomas da estenose foraminal

O principal sintoma da estenose de forame é a dor. Esta dor pode irradiar para outras áreas do corpo, dependendo da raiz nervosa afetada. Por exemplo, se a a estenose foraminal está na coluna cervical, a dor pode irradiar para os ombros, braços e mãos.

Se a estenose foraminal estiver na coluna lombar, a dor pode irradiar para as nádegas, pernas, e pés.

Outros sintomas incluem:

  • Entorpecimento;
  • Formigamento;
  • Fraqueza nos membros afetados.

Grupos de risco para estenoses foraminais

Existem certos grupos de risco para estenoses foraminais, incluindo:

  • Pessoas com mais de 50 anos de idade;
  • Pacientes com histórico de alterações degenerativas na coluna vertebral;
  • Pacientes com histórico de hérnias discais ou outras doenças da coluna vertebral;
  • Pessoas que já operaram a coluna vertebral no passado.

Diagnóstico

A estenose foraminal é diagnosticada com um exame físico e testes de imagem, como raios-X, TAC, ou ressonância magnética. O médico ou fisioterapeuta irá perguntar sobre os seus sintomas e histórico clínico. Um exame físico também poderá ser feito para verificar a existência de dor ou dormência na área afetada.

Os testes de imagem são utilizados para confirmar o diagnóstico e para descartar outras condições.

Tratamento para estenose foraminal

O objetivo do tratamento é o de aliviar a dor e outros sintomas. O tratamento pode incluir:

  • Fisioterapia;
  • Medicamentos anti-inflamatórios;
  • Injeções de corticosteróides;
  • Exercício;
  • Alimentação saudável (para perda de peso, se necessário);
  • Cirurgia (em raras ocasiões).

ITC Vertebral e a fisioterapia conservadora

O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral, incluindo para estenose foraminal. O ITC Vertebral oferece um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.

O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar a estenose foraminal e qualquer outro problema nas costas. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.

A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.

O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeita os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento. O tratamento pode envolver:

  • Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo;

  • Fisioterapia manual –  técnicas manuais é desenvolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético postural;

  • Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas;

Mesa de flexão e Exercício Direcional – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação;

Estabilização Vertebral – uso do equipamento Stabilizer. Aparelho destinado a registrar as alterações e pressões que permitem detectar o movimento da coluna e suas compensações durante o exercício. Com esse equipamento é possível implantar o programa de estabilização segmentar vertebral que preconiza fortalecer os músculos que protegem a coluna, especialmente os músculos transverso abdominal e os multífidos.

Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com o melhor da tecnologia para você recuperar a sua qualidade de vida.

Prevenção

Para ajudar a prevenir a estenose dos foraminais, alguns hábitos podem ser adotados, como:

  • Manter um peso saudável;
  • Se exercitar regularmente;
  • Evitar fumar.

Conclusão

O diagnóstico precoce para a estenose foraminal deve ser feito o quanto antes. Portanto, se você vem sentindo dor nas costas há um tempo ou já foi diagnosticado com essa condição, agende uma avaliação e inicie o tratamento o quanto antes.

O ITC Vertebral é uma clínica especializada que pode ajudar você a se recuperar da estenose do forame e a viver sem dor novamente.

Assista o vídeo abaixo

Sobre o autor

Dr. Helder Montenegro

Crefito – 7277

Presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, Presidente de honra por seis edições do Congresso Internacional de Fisioterapia Manual e autor do livro Hérnia de Disco e Dor Ciática.

Sobre o autor

Dr. Helder Montenegro

Crefito – 7277

Presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, Presidente de honra por seis edições do Congresso Internacional de Fisioterapia Manual e autor do livro Hérnia de Disco e Dor Ciática.