A escoliose é um problema na coluna que afeta um grande número de pessoas. Inclusive, essas pessoas sofrem com dores e acreditam que não podem fazer nenhum exercício, o que não é verdade.
Existem exercícios específicos para quem tem escoliose, que podem ajudar e não piorar o quadro que o paciente tem. Vamos saber mais sobre isso.
O Que É Escoliose?

A escoliose é uma patologia muito comum da coluna que precisa ser corrigida.
A escoliose é uma patologia comum em jovens e que, se não tratada adequadamente, poderá trazer muitos problemas no futuro.
De fato, a escoliose representa uma patologia que resulta da curvatura anormal da coluna para um dos lados do corpo, causada pela rotação das vértebras.
Pode-se observar tal deformidade olhando a pessoa de costas, a qual apresenta a coluna formando um C ou um S.
Agendar sua AvaliaçãoTipos De Escoliose
Existem, basicamente, dois tipos de escoliose: a estrutural ou funcional.
O primeiro tipo, escoliose estrutural, é congênita, ou seja, vem desde o nascimento ou quando a pessoa é muito jovem e é geralmente irreversível, sendo associada a outras patologias.
Já na escoliose funcional, a estrutura das vértebras permanece inalterada, sendo a escoliose o resultante de desajustes no organismo, geralmente musculares e que tem tratamento.
Em geral, a escoliose tem caráter hereditário e genético, afetando muito adolescentes durante o período de maior crescimento, denominado surto de crescimento, atingindo mais meninas do que meninos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a causa da escoliose em 80% dos casos não pode ser determinada.
Como consequência da escoliose, o paciente pode apresentar alguns sinais típicos, como desalinhamento dos ombros, encurtamento de um dos membros, apresentando desnível em relação ao outro lado, mamilos assimétricos, costelas e escápulas mais proeminentes em um dos lados.
É sempre importante citar que, no caso de escolioses em adolescentes, quanto antes for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhor.
Causas De Escoliose

Praticar ioga pode ajudar na postura e evitar a escoliose.
A maioria dos casos de escoliose é idiopática, ou seja, não é possível determinar ao certo qual a sua causa.
Mas dentre os casos em que a determinação da causa é possível, as principais causas podem ser:
- Alterações ósseas, musculares ou neurológicas do organismo;
- Postura inadequada, frequente e por tempo prolongado;
- Obesidade;
- Tumores;
- Atividade física realizada de maneira inadequada;
- Sedentarismo;
- Tabagismo.
Diagnóstico
Um exame clínico apurado deve ser realizado, observando o paciente de frente, de costas e pelos lados. Além disso, exames de imagem como radiografias podem ser solicitados para auxiliarem no diagnóstico.
A radiografia também é importante para verificar o posicionamento das vértebras, se há desgaste e medir a curvatura da coluna.
No caso específico de crianças e adolescentes, existe um teste específico denominado Teste De Adams, que nada mais é do que a flexão do tronco para frente e para baixo, para deixar visível a curvatura da coluna. Esse teste é bastante útil para o diagnóstico precoce.
Tratamento Para Escoliose

Certos exercicios para escoliose pode ajudar no tratamento.
Quando diagnosticada, a escoliose deve ser primeiramente tratada de modo conservador. Quando possível, é importante que a causa seja identificada, para que a doença de base também seja tratada. Por exemplo, no caso de obesidade é imprescindível que o paciente perca peso para melhora do quadro.
De fato, o tratamento conservador envolve fisioterapia, com Reeducação Postural Global. No caso de presença de dor, o tratamento conservador também envolve a prescrição, pelo especialista, de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.
O tratamento cirúrgico só deve ser uma opção em casos em que o tratamento conservador não foi efetivo e em pacientes adultos, com curvaturas superiores a 50 º, associados a outros sintomas como dor forte e comprometimento de outros órgãos, como o pulmão.
Cuidado E Prevenção De Escoliose
Alguns cuidados são importantes para o paciente que já tem, bem como alguém que queira evitar, a escoliose, tais como:
1 – Manter-se dentro do peso ideal para sua altura;
2 – Não fumar;
3 – Praticar atividades físicas sempre com a orientação de um profissional;
4 – Alongar-se e não se manter em uma mesma posição por muito tempo;
5 – Evitar o sedentarismo.
Exercícios Para Escoliose

Há vários exercícios para escoliose que podem ser feito com aulas de pilates.
Existem diversos exercícios indicados para quem tem escoliose, justamente porque fortalecem a musculatura da coluna e do abdômen e não pioram a curvatura.
Dentre esses exercícios, o Pilates é bastante indicado, pois permite melhorar a flexibilidade, sem causar maiores danos às vértebras.
Além deles, existem outros exercícios que podem ser realizados para quem tem escoliose, com o objetivo de fortalecer a musculatura e aliviar a dor.
A seguir, descrevemos 3 exercícios simples que podem ser feitos para aliviar a dor e que auxiliam o fortalecimento da musculatura.
1 – Aviãozinho
Mantenha-se em pé. Em seguida, flexione o tronco para frente, com os braços abertos na direção dos ombros e uma perna elevada para trás. Mantenha o equilíbrio, ficando na posição por pelo menos 20 segundos.
Depois, faça o mesmo movimento para o outro lado, com a outra perna.
2 – Prancha Lateral
Exercício excelente de fortalecimento do abdômen. Deite-se de lado, deixando um cotovelo abaixo do ombro. A seguir, eleve o quadril, mantendo o braço de cima elevado. Fique na posição por 10 segundos e depois repita com o outro lado.
3 – Perdigueiro
Exercício que trabalha a coordenação e a musculatura. Fique na posição denominada de 4 apoios e eleve um braço e a perna oposta. Mantenha a posição por alguns segundos e depois execute com o lado contrário, sempre elevando o braço e a perna oposta.
Além disso, é sempre importante realizar alongamentos, que podem ser feitos deitados de costas, abraçando as pernas e esticando pernas e quadril. Os alongamentos são importantes porque auxiliam a relaxar a musculatura contraída, o que melhora o quadro de dor.
Existem exercícios específicos que cada fisioterapeuta poderá passar, dependendo do grau de escoliose apresentada e o nível de dor do paciente. É sempre importante lembrar que a melhora da dor é fundamental, uma vez que o paciente não conseguirá fazer nenhum exercício em casos agudos de dor.
Assim, a fisioterapia também tem técnicas de melhora de quadros de dor, como estimulação elétrica, massagens e liberação miofascial, que podem ser utilizadas dependendo do quadro do paciente.
Conclusão
Ter escoliose pode trazer um quadro de dor e incômodo. Assim, o diagnóstico correto e tratamento adequado são fundamentais.
Existem alguns exercícios que podem aliviar a dor sentida pelo paciente e a fisioterapia é fundamental para a melhora do quadro.
Agendar sua Avaliação