Exercícios Para Hérnia De Disco

19/ago Por Helder Montenegro Revisão 20/out - 2020

A hérnia de disco é um problema que afeta um grande número de pessoas no Brasil e no mundo, gerando dores na região da coluna. 

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Estima-se que, ao menos, 50% da população mundial já sofreram, sofrem ou irão sofrer com dores na coluna, que são a principal causa de afastamento de população ativa do trabalho pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que cuida de grande parte das aposentadorias do país. 

Mas o que vem a ser hérnia de disco e quais os sintomas que ela provoca? É possível realizar exercícios para melhorar o quadro?

Confira! 

O Que É Hérnia De Disco?

coluna mostrando hernia de disco

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Na coluna vertebral existem ossos denominados vértebras. 

As vértebras são responsáveis pelo alinhamento da coluna, bem como possuem passagem para a medula vertebral. Além disso, há inúmeras terminações nervosas ao seu redor. 

Para suportar o impacto da movimentação corpórea na coluna vertebral, as vértebras possuem entre elas um disco. Esse disco, chamado de disco intervertebral, é o responsável por absorver os impactos e possui um núcleo pulposo e um anel fibroso, ao seu redor. 

O disco intervertebral possui uma localização exata. Mas com o envelhecimento, doenças e falta de atividade física ou sobrepeso, além de posturas erradas frequentes, esse disco pode vir a sair do local adequado. 

Quando somente uma parte do disco sai do local, porém não há rompimento do anel fibroso, temos a situação clínica denominada protrusão discal. A hérnia de disco ocorre quando o anel fibroso é rompido e o disco sai da cavidade que o contém. 

Os locais que mais ocorrem hérnia de disco são justamente os locais de maior mobilidade da coluna: cervical e lombar. 

Sintomas De Hérnia De Disco

mulher sentada na cama com dor na coluna por conta de hérnia de disco

As dores na coluna são o principal sintoma da hérnia de disco.

A hérnia de disco se manifesta geralmente com dor na região, sobretudo cervical e lombar. Também pode apresentar formigamento dos membros adjacentes (braços, quando na cervical e pernas, quando na lombar). 

Pode-se também ter fraqueza muscular na região dos membros associados à região com hérnia. 

Causas De Hérnia De Disco 

Várias podem ser as causas de hérnia de disco, mas algumas costumam estar presentes nos casos: 

  • Envelhecimento; 
  • Casos na família (genética);
  • Excesso de peso; 
  • Vida sedentária;
  • Doenças degenerativas; 
  • Fumo; 
  • Trabalho que exige manutenção de longas posturas por muito tempo, como, por exemplo, motoristas. 

Exercícios Físicos Para Quem Tem Hérnia De Disco

mulher fazendo exercicio com bola de pilates para aliviar a hernia de disco

Há vários exercícios que podem ser feitos para tratar a hérnia de disco.

A prática de atividade física não é contraindicada para quem tem hérnia de disco, pelo contrário. 

A prática de atividade física leva ao fortalecimento muscular. Por outro lado, a inatividade leva à perda da força muscular, piorando o quadro. 

É importante buscar exercícios que não piorem o quadro, portanto, séries de exercícios de musculação, por exemplo, devem ser sempre orientadas por um profissional. 

Existem diversos exercícios físicos indicados para quem tem hérnia de disco. O importante é sempre aliviar o impacto na coluna, para não piorar o quadro. 

1 – Pilates 

O Pilates é um dos exercícios mais indicados para quem tem hérnia de disco, uma vez que trabalha a consciência corporal, alonga e não coloca impacto direto na coluna. 

Com a prática regular do Pilates, há evolução da mobilidade do paciente e diminuição da percepção de dor. 

2 – Yoga 

Assim como o Pilates, o Yoga procura trabalhar a consciência corporal, com posturas que buscam o alongamento e fortalecimento muscular. 

É importante que, se caso o paciente que tem hérnia de disco for buscar fazer yoga, que busque um profissional habilitado, para que sua prática seja adequada e as posturas não tragam sobrecarga à coluna. 

O yoga também auxilia no relaxamento, por sempre integrar a respiração às posturas. 

3 – Exercícios Aeróbicos 

A prática de atividades aeróbicas não é proibida para quem tem hérnia de disco. É importante sempre buscar um profissional para que haja distribuição correta da intensidade e do volume da atividade escolhida. 

Um dos exercícios mais indicados é a natação, uma vez que a água relaxa a musculatura e não há impacto direto na coluna. A hidroginástica também auxilia bastante, sobretudo para pacientes que não possuem tanto condicionamento físico. 

A corrida pode até ser realizada, desde que haja, conforme já foi dito, distribuição correta do volume e da intensidade, bem como alongamento e proteção da coluna com amortecimento adequado. 

4 – Fisioterapia 

A fisioterapia é uma forte aliada de quem tem hérnia de disco, não só quando um quadro agudo de dor surge, mas justamente evitando que esse quadro retorne. 

Uma das melhores opções em fisioterapia para quem tem hérnia de disco é a RPG (Reeducação Postural Global), que visa, com uma série de exercícios, melhorar a postura. 

Embora os exercícios pareçam repetitivos, seus resultados são excelentes. 

Além disso, a fisioterapia auxilia com alongamentos e liberação miofascial, que pode auxiliar no relaxamento muscular. 

Musculação É Proibida Para Quem Tem Hérnia De Disco?

mulher fazendo pilates para tratar dor de hérnia de disco

Pilates é o exercício mais indicado para tratar as dores de hérnia de disco.

Aqui vale o bom senso. 

Exercícios de musculação que tendem a realizar torção na coluna, bem como trazer concentração de força justamente no local onde há a hérnia de disco não são bem-vindos, pois podem piorar o quadro já existente. 

Sempre que você for iniciar um programa de exercícios, busque um profissional educador físico ou fisioterapeuta e informe-o (a) sobre o fato de você ter hérnia de disco. 

O profissional tem conhecimento da anatomia de região da coluna vertebral e não irá colocar exercícios que piorem seu quadro. Exercícios como agachamento com barra, stiff e abdominais devem ser pensados com cuidados e, em muitos casos, retirados da série de exercícios. 

Mas o fortalecimento muscular é muito importante, tanto das pernas, braços e região do abdômen. 

Exercícios Contraindicados 

Mais uma vez, vale o bom senso. 

Quando se está com dor, em quadro agudo, um simples trote pode ser contraindicado, portanto, avalie bem a situação. 

Exercícios como pular corda ou jump, na academia, não são muito indicados, justamente por resultarem em impacto frequente e forte na coluna. 

Corrida pode ser realizada, desde que sempre sob a orientação de um profissional, com o volume e intensidade subindo aos poucos e com correto amortecimento. Lembre-se sempre de cuidar do fortalecimento muscular também para evitar piora das lesões. 

Spinning pode ser realizado, mas cuidado nos movimentos de pedalar em pé, pois o impacto na região da coluna costuma ser maior. 

Conclusão 

A atividade física deve estar sempre presente na sua vida, inclusive se você tem hérnia de disco. 

Exercícios de baixo impacto e que trabalham o fortalecimento muscular e a consciência corporal são os mais indicados. 

Procure sempre aliar a atividade física ao seu dia a dia, de modo regular, para que crises agudas de dor de hérnia de disco não sejam frequentes. 

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Por Helder Montenegro Revisão 20/out - 2020
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