ITC Vertebral

Blog ITC

Infiltração foraminal ou bloqueio foraminal: quando fazer?

A infiltração foraminal (também conhecida como bloqueio foraminal ou da raiz lombar) é um procedimento minimamente invasivo usado para injetar medicamentos no forame da coluna vertebral.

A infiltração foraminal (também conhecida como bloqueio foraminal ou da raiz lombar) é um procedimento minimamente invasivo usado para injetar medicamentos no forame da coluna vertebral.

Isso pode ser feito para uma melhora da dor e da inflamação causadas por condições, como:

– Hérnia de disco

– Estenose espinhal

– Dor ciática

– Artrite

A infiltração foraminal ou bloqueio não é recomendada como uma solução definitiva.

Esse procedimento só deve ser usada quando outros tratamentos para as dores, como fisioterapia, falharem. E mesmo após ele, é necessário aproveitar a janela terapêutica para realizar

fisioterapia.

O que são os forames da coluna vertebral?

O forame da coluna vertebral permite a passagem de um nervo, vaso sanguíneos e outras estruturas de uma parte do corpo para outra.

Os forames podem ser divididos em dois tipos principais: intervertebrais e transversais.

Os forames intervertebrais estão localizados entre cada par de vértebras adjacentes e servem de passagem para os nervos espinhais.

Enquanto os forames transversais estão localizados na junção de dois ou mais segmentos vertebrais e permitem que estruturas como vasos sanguíneos se desloquem de um lado para outro do corpo.

Como é feita a infiltração foraminal ou bloqueio da raiz lombar?

No centro cirúrgico, a injeção envolve o uso de uma agulha longa para injetar uma combinação de anestésico local e corticosteroide na área com dores.

Objetivo da infiltração foraminal ou bloqueio

A finalidade da infiltração ou bloqueio foraminal é reduzir a inflamação e a dor na coluna, permitindo que o paciente se movimente mais livremente.

A finalidade da infiltração ou bloqueio foraminal é reduzir a inflamação e a dor na coluna, permitindo que o paciente se movimente mais livremente.

Ela também pode ser usada para confirmar o diagnóstico de uma condição como ciática ou hérnia de disco.

A infiltração (ou bloqueio foraminal) é segura?

A infiltração foraminal é geralmente considerada segura, embora existam alguns riscos associados ao procedimento.

Esses riscos incluem sangramento, infecção, danos temporários aos nervos ou paralisia e efeitos colaterais pelos medicamentos usados na injeção.

É importante que os pacientes discutam com o especialista sobre qualquer condição médica subjacente e medicamentos que estejam tomando antes do procedimento de infiltração.

Tratamento conservador do ITC Vertebral

O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.

O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.

A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.

O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.

O tratamento pode envolver:

Osteopatia

técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.

fisioterapeuta executando osteoparia

Fisioterapia manual

O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.

fisioterapeuta executando motivmentos de fisioterapia manual

McKenzie

Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.

fisioterapeuta executando técnica McKenzie

Mesa de Tração

Quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.

paciente em mesa de tração

Mesa de Flexo

Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.

paciente em mesa de flexo-descompressão

Técnicas de fortalecimento muscular

Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.

fisioterapeuta indicando técnicas de fortalecimento muscular

Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.

Sobre o autor