Conheça o tratamento

para acabar com as suas dores na coluna

Blog

Recebeu um laudo de discopatia degenerativa?

Você está com um laudo de discopatia degenerativa e não sabe do que se trata e nem se o caso é grave?

A discopatia degenerativa é uma condição progressiva e ocorre quando os discos intervertebrais ficam danificados devido ao desgaste com o tempo.

A discopatia degenerativa é uma condição progressiva e ocorre quando os discos intervertebrais ficam danificados devido ao desgaste com o tempo. Geralmente, afeta a região cervical (pescoço) e lombar (parte inferior das costas) da coluna vertebral, mas também pode afetar outras partes. A condição é mais comum em adultos acima de 40 anos de idade, mas pode afetar pessoas de qualquer idade.

Vamos entender melhor sobre as causas, sintomas e como essa condição pode ser tratada.

Continue a leitura!

Causas da discopatia degenerativa        

A condição pode ser causada por desgaste relacionado com a idade, genética, estilo de vida ou lesão. Como os discos ficam mais danificados com o tempo, eles não podem absorver choques como antigamente, levando à dor e a outros sintomas.

Sintomas da discopatia degenerativa   

Os sintomas incluem, principalmente: dor na área afetada; alcance de movimento limitado; dormência ou formigamento nas pernas ou braços; rigidez ao se mover; flexibilidade reduzida, dentre outros. Em alguns casos, pode levar à compressão nervosa ou mesmo à paralisia, se não for tratada.

Laudo de discopatia degenerativa: o que fazer?

Se você realizou exames e recebeu um laudo de discopatia degenerativa, saiba que a fisioterapia será a sua principal aliada.

Se você realizou exames e recebeu um laudo de discopatia degenerativa, saiba que a fisioterapia será a sua principal aliada.

O tratamento da discopatia degenerativa inclui, principalmente, recursos da fisioterapia, para obter alívio dos sintomas, melhora da mobilidade e outros benefícios. Mudanças no estilo de vida, como evitar atividades que aumentam o estresse sobre a coluna vertebral também são importantes. Finalmente, permanecer ativo é importante para manter os músculos fortes e flexíveis.

Não deixe de procurar ajuda especializada de um fisioterapeuta se você já recebeu um laudo de discopatia degenerativa ou se identificou a presença de sinais da condição. Você pode viver com mais qualidade se assumir os cuidados necessários.

Tratamento conservador do ITC Vertebral

O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.

O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.

A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.

O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.

O tratamento a longo prazo pode envolver:

  • Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.

fisioterapeuta executando osteoparia

  • Fisioterapia manual – O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.

fisioterapeuta executando motivmentos de fisioterapia manual

  • McKenzie- Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.

fisioterapeuta executando técnica McKenzie

  • Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.

paciente em mesa de tração

  • Mesa de Flexo-Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.

paciente em mesa de flexo-descompressão

  • Técnicas de fortalecimento muscular – Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.

fisioterapeuta indicando técnicas de fortalecimento muscular

Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida

Assista o vídeo abaixo

Sobre o autor

Dr. Helder Montenegro

Crefito – 7277

Presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, Presidente de honra por seis edições do Congresso Internacional de Fisioterapia Manual e autor do livro Hérnia de Disco e Dor Ciática.

Sobre o autor

Dr. Helder Montenegro

Crefito – 7277

Presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, Presidente de honra por seis edições do Congresso Internacional de Fisioterapia Manual e autor do livro Hérnia de Disco e Dor Ciática.