Conheça o tratamento

para acabar com as suas dores na coluna

Blog

Você sofre com Lombalgia? Fisioterapia é fundamental no tratamento!

Você sofre com Lombalgia? Fisioterapia é fundamental no tratamento!

A Lombalgia pode variar desde um incômodo constante na região lombar até uma dor intensa, repentina e aguda que pode dificultar o movimento.

Dependendo da causa, a Lombalgia pode ser tratada com uma variedade de métodos, e sim, Lombalgia e Fisioterapia têm tudo a ver.

O que causa a Lombalgia?

A Lombalgia pode ser causada por uma variedade de fatores. É importante estar atento aos sintomas e causas da dor lombar, a fim de tomar medidas preventivas e buscar tratamento quando necessário.

Dentre os fatores relacionados, podemos incluir: lesões, uso excessivo de músculos lombares, movimentos repetitivos, artrite (que causa inflamação e deterioração da cartilagem nas articulações, inclusive nas lombares) e degeneração discal, que ocorre quando os discos entre as vértebras se enfraquecem e não podem mais proporcionar o mesmo nível de amortecimento, levando a dores lombares.

Em todos os casos, é importante consultar um especialista se a dor lombar persistir ou piorar, a fim de receber um tratamento adequado.

Sintomas associados à Lombalgia

Sintomas comuns de Lombalgia incluem rigidez, dificuldade de mobilidade, sensibilidade na região lombar e dores que podem irradiar para as pernas.

Outros sintomas comuns de Lombalgia:

– Diminuição da amplitude de movimento na região lombar;

– Fraqueza ou dormência nas pernas;

– Dificuldade de permanecer de pé por longos períodos de tempo;

– Formigamento, queimação na região lombar.

Dependendo da causa subjacente da Lombalgia, certas modificações no estilo de vida, tais como exercícios e alongamentos, podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas associados à Lombalgia.

No entanto, é fundamental procurar ajuda especializada se a dor lombar persistir por mais de alguns dias, a fim de identificar e tratar quaisquer causas subjacentes.

Com o atendimento de um fisioterapeuta, os pacientes com lombalgia podem obter alívio de dores lombares e melhorar sua qualidade de vida em geral.

Lombalgia: fisioterapia é importante no tratamento

Dependendo da causa, a Lombalgia pode ser tratada com uma variedade de métodos, e sim, Lombalgia e Fisioterapia têm tudo a ver. A fisioterapia possui tratamentos eficazes para a Lombalgia. Ela pode ajudar a reduzir a dor, melhorar o alcance do movimento e a força, e reduzir a incapacidade geral causada pela condição. Com o atendimento de um fisioterapeuta, os pacientes podem obter alívio de dores lombares e melhorar sua qualidade de vida em geral.

Alongamentos e exercícios de baixo impacto como caminhada ou natação podem ajudar a fortalecer os músculos que suportam a coluna vertebral e reduzir a dor.

Medicamentos de venda livre, tais como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) não devem ser administrados, pois podem apenas camuflar a causa do problema e levar a danos à saúde.

Mudanças no estilo de vida, como a manutenção de um peso saudável, evitando a obesidade, podem ajudar a reduzir as dores lombares.

O diagnóstico precoce e o tratamento são fundamentais para reduzir os riscos de incapacidade a longo prazo ou dores lombares crônicas.

Tratamento conservador do ITC Vertebral

O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.

O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.

A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.

O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.

O tratamento a longo prazo pode envolver:

  • Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.

fisioterapeuta executando osteoparia

  • Fisioterapia manual – O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.

fisioterapeuta executando motivmentos de fisioterapia manual

  • McKenzie- Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.

fisioterapeuta executando técnica McKenzie

  • Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.

paciente em mesa de tração

  • Mesa de Flexo-Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.

paciente em mesa de flexo-descompressão

  • Técnicas de fortalecimento muscular – Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.

fisioterapeuta indicando técnicas de fortalecimento muscular

Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.

Assista o vídeo abaixo

Sobre o autor

Dr. Helder Montenegro

Crefito – 7277

Presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, Presidente de honra por seis edições do Congresso Internacional de Fisioterapia Manual e autor do livro Hérnia de Disco e Dor Ciática.

Sobre o autor

Dr. Helder Montenegro

Crefito – 7277

Presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, Presidente de honra por seis edições do Congresso Internacional de Fisioterapia Manual e autor do livro Hérnia de Disco e Dor Ciática.