A hérnia de núcleo pulposo (HNP) é uma condição que ocorre quando a substância gelatinosa interna de um disco na coluna vertebral herniada passa através de um rasgo na camada externa do disco.
Isso pode pressionar os nervos próximos e causar dor, dormência e fraqueza na área afetada.
Os discos atuam como almofadas entre as vértebras (ossos) da coluna vertebral. Eles são compostos de uma substância interior em forma de gel rodeada por uma camada exterior resistente. Com a idade ou lesão, essa camada externa pode começar a se desgastar, permitindo que o gel interno faça uma herniação através de um rasgo. HNP é também chamada às vezes de hérnia de disco, disco escorregadio, ou disco rompido.
O HNP pode ocorrer em qualquer parte da coluna vertebral, mas é mais comum na região lombar (espinha lombar). É uma condição relativamente comum, afetando cerca de 5% das pessoas em algum momento de suas vidas.
Quais são as causas da hérnia do núcleo pulposo?
Há uma série de coisas que podem contribuir para o desenvolvimento da HNP. Entre elas:
– Idade: Os discos começam a degenerar com a idade, tornando-os mais suscetíveis à hérnia;
– Lesão: Uma lesão súbita ou trauma na coluna vertebral pode causar a hérnia de um disco. Isso pode ser devido a um acidente de carro, uma queda, ou outro tipo de impacto;
– Obesidade: O excesso de peso coloca uma tensão adicional na coluna e nos discos, o que pode levar a uma hérnia;
– Má postura: Descuido ou má postura pode colocar pressão adicional sobre os discos e levar à hérnia;
– Tabagismo: Fumar diminui o fluxo de sangue para os discos e os torna mais vulneráveis a lesões e hérnias.
Quais são os sintomas da hérnia do núcleo pulposo?
O sintoma mais comum da HNP é a dor que irradia do disco afetado para o glúteo e para baixo da perna. Isso é chamado de dor ciática. Outros sintomas podem incluir entorpecimento, formigamento, fraqueza e crostas musculares.
A dor do HNP geralmente é pior quando se está sentado, em pé, ou tossindo. Ela pode ser aliviada ao deitar-se ou mudar de posição. Algumas pessoas com o HNP também experimentam um aumento da dor à noite.
Como é diagnosticada a hérnia do núcleo pulposo?
Seu médico lhe perguntará sobre seus sintomas e seu histórico médico. Farão também um exame físico para verificar se há sinais de HNP. Estes podem incluir fraqueza muscular, dormência, ou sensibilidade na área afetada.
Testes de imagem como ressonância magnética ou tomografia computadorizada também podem ser usados para diagnosticar o HNP. Estes podem mostrar a hérnia de disco e qualquer pressão que ela esteja exercendo sobre os nervos próximos.
Como é tratada a hérnia de núcleo pulposo?
O objetivo do tratamento da hérnia de núcleo pulposo é aliviar a dor e outros sintomas. Isso pode ser feito através de uma combinação de métodos, inclusive:
– Fisioterapia: exercícios e outras técnicas de fisioterapia podem ajudar a fortalecer os músculos e melhorar a amplitude do movimento;
– Medicamentos: medicamentos prescritos podem ser usados para ajudar a aliviar a dor e a inflamação;
– injeções epidurais: corticosteroides ou outros remédios podem ser injetados na coluna vertebral para ajudar a reduzir a inflamação;
– Cirurgia: Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para remover a hérnia de disco ou aliviar a pressão sobre os nervos.
ITC Vertebral e a fisioterapia conservadora
O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Nós oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.
No ITC você encontra um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar a hérnia de núcleo pulposo e qualquer outro problema nas costas. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.
A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.
Nós utilizamos abordagens que respeita os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento. O tratamento pode envolver:
- Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo;
- Fisioterapia manual – técnicas manuais é desenvolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético postural;
- Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas;
- Mesa de flexão e Exercício Direcional – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação;
Estabilização Vertebral – uso do equipamento Stabilizer. Aparelho destinado a registrar as alterações e pressões que permitem detectar o movimento da coluna e suas compensações durante o exercício. Com esse equipamento é possível implantar o programa de estabilização segmentar vertebral que preconiza fortalecer os músculos que protegem a coluna, especialmente os músculos transverso abdominal e os multífidos.
Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com o melhor da tecnologia para você recuperar a sua qualidade de vida.
Conclusão
O ITC Vertebral é uma clínica especializada no tratamento da hérnia de núcleo pulposo e outros problemas nas costas. Oferecemos um programa abrangente de fisioterapia que se baseia em métodos conservadores.
Se precisar, fale conosco. Teremos o maior prazer em lhe atender e buscar uma solução para o seu problema juntos.