Conheça o tratamento

para acabar com as suas dores na coluna

Blog

Você sabe o que é Osteomielite Vertebral?

A osteomielite vertebral é uma infecção das vértebras, que são os ossos que compõem a coluna vertebral. É mais comumente causada por bactérias, embora também possa surgir em virtude de uma infecção fúngica.

Qualquer pessoa pode ser acometida pela condição, apesar de rara, mas as crianças pequenas e os idosos são os principais atingidos.

homem com osteomielite vertebral

Sintomas da osteomielite vertebral

A osteomielite vertebral pode causar dor intensa e localizada na coluna, principalmente nas costas e dificuldade de movimentação, bem como outros sintomas, como febre e perda de peso.

Em alguns casos, a osteomielite vertebral pode resultar em paralisia, anormalidades sensoriais ou danos aos nervos se não for tratada, dentre outras consequências. É importante, portanto, procurar atendimento especializado o mais rápido possível se você identificar algum dos sintomas. Ao diagnosticar a osteomielite vertebral precocemente e iniciar o tratamento, você pode reduzir o risco de complicações adicionais.

Tipos de osteomielite vertebral

Existem duas formas de aparecimento da condição: aguda e crônica.

Osteomielite vertebral aguda: imediata após uma contaminação. Em geral, ocorre em cirurgias da coluna prolongadas em pacientes diabéticos ou imunodeprimidos.

Osteomielite vertebral crônica: é uma infecção persistente e de difícil tratamento. Muitas vezes não aparecem sintomas imediatamente, e sim, após um certo período. Pode ocorrer, principalmente, em pacientes com problemas de imunidade.

Existem duas formas de aparecimento de osteomielite vertebral: aguda e crônica

Tratamento para a osteomielite vertebral

Se você perceber sintomas que possam estar associados com osteomielite vertebral, como já listamos: dores graves nas costas ou no pescoço, febre, fadiga, perda de peso ou dificuldade para mover a coluna vertebral, consulte imediatamente um especialista.

O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para o tratamento da osteomielite vertebral e para prevenir complicações posteriores.

O principal será debelar a infecção através de medicamentos. E então, a reabilitação será importante para ajudar a devolver o paciente para às suas atividades e corrigir possíveis déficits físicos. Fale com o profissional sobre quaisquer perguntas ou preocupações que você tenha em relação à osteomielite vertebral e o seu tratamento.

A osteomielite vertebral é uma condição grave, mas com tratamento adequado e cuidados posteriores, pode ser tratada com sucesso.

Tratamento conservador do ITC Vertebral

O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.

O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.

A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.

O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.

O tratamento a longo prazo pode envolver:

  • Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.

fisioterapeuta executando osteoparia

  • Fisioterapia manual – O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.

fisioterapeuta executando motivmentos de fisioterapia manual

  • McKenzie- Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.

fisioterapeuta executando técnica McKenzie

  • Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.

paciente em mesa de tração

  • Mesa de Flexo-Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.

paciente em mesa de flexo-descompressão

  • Técnicas de fortalecimento muscular – Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.

fisioterapeuta indicando técnicas de fortalecimento muscular

Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.

Assista o vídeo abaixo

Sobre o autor

Dr. Helder Montenegro

Crefito – 7277

Presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, Presidente de honra por seis edições do Congresso Internacional de Fisioterapia Manual e autor do livro Hérnia de Disco e Dor Ciática.

Sobre o autor

Dr. Helder Montenegro

Crefito – 7277

Presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, Presidente de honra por seis edições do Congresso Internacional de Fisioterapia Manual e autor do livro Hérnia de Disco e Dor Ciática.