Osteoporose na coluna tem cura? Qual tratamento?
A osteoporose na coluna é uma condição comum que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro.
A osteoporose na coluna vertebral é uma condição que afeta os ossos da coluna, enfraquecendo-os e levando a região a um maior risco de fraturas.
Normalmente, a osteoporose é um problema silencioso que vai tornando os ossos fragilizados gradualmente. Os sintomas se tornam intensos e bem evidentes, normalmente, quando ocorre fratura na vértebra da coluna.
O que é a osteoporose?
Caracteriza-se por uma diminuição da densidade óssea, levando a um aumento do risco de fraturas e dores crônicas. O local mais comum para a osteoporose é a coluna vertebral, e pode levar a sérias complicações se não for tratada.
Como surge a osteoporose?
Geralmente, a osteoporose na coluna ocorre à medida que as pessoas envelhecem e pode levar a fortes dores devido a fraturas por compressão.
Com o progresso da osteoporose, os ossos se tornam cada vez mais frágeis, o que aumenta o risco de fraturas na coluna vertebral.
Não há cura para a osteoporose da coluna vertebral, mas há tratamentos disponíveis para ajudar a administrá-la.
Sintomas da osteoporose
Os sintomas da osteoporose podem incluir:
· Dor na intensa e súbita na coluna;
· Dificuldade para andar;
· Problemas fecais e/ou urinários;
· Sensação de dormência ou formigamento nas pernas;
· Deformidade da coluna.
Os sintomas costumam surgir de forma insidiosa, aumentando a intensidade quando uma fratura por compressão nas vértebras acontece, causando pressão na medula espinhal ou nos nervos próximos à vértebra afetada.
Tratamento para a osteoporose na coluna
Uma vez que a osteoporose tenha sido diagnosticada, o tratamento pode começar.
O foco do tratamento envolve a tentativa de atraso da perda mineral óssea, redução do risco de fraturas, alívio de dores instaladas e a própria melhora da qualidade de vida do paciente.
Suplementos de cálcio e vitamina D podem ser recomendados como parte desse plano de tratamento. Exercícios que suportam o peso podem ajudar a fortalecer os ossos, enquanto exercícios de fortalecimento muscular são usados para melhorar o equilíbrio e a postura, o que pode reduzir o risco de quedas.
Embora não haja cura para a osteoporose, seus efeitos sobre a coluna vertebral podem ser administrados com tratamento especializado. Fazer exames regulares e seguir o plano de tratamento recomendado pode ajudar o paciente a manter a boa saúde óssea e reduzir o risco de fraturas ou outras complicações. Com dedicação a essas medidas, é possível manter a coluna vertebral saudável e a vida mais ativa.
Tratamento conservador do ITC Vertebral
O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.
O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.
A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.
O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.
O tratamento a longo prazo pode envolver:
- Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.
- Fisioterapia manual – O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.
- McKenzie- Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.
- Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.
- Mesa de Flexo-Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.
- Técnicas de fortalecimento muscular – Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.
Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.