A protrusão discal é uma condição em que o disco intervertebral não rompe o ânulo fibroso.
Vamos entender melhor sobre essa condição e o que fazer se você foi diagnosticado(a) com ela.
Acompanhe o conteúdo do artigo a seguir!
O que é Protrusão Discal?
Os discos são estruturas fibrosas que se localizam entre as vértebras, cujo objetivo é absorver os impactos e evitar o atrito entre as estruturas ósseas, garantindo a mobilidade.
Didaticamente, o disco é dividido em duas partes: um anel fibroso mais externo e um núcleo pulposo.
A protusão discal é uma doença degenerativa do disco intervertebral. No entanto, o disco não rompe o anel fibroso e, por isso, não ocorre a saída do núcleo gelatinoso.
A protusão discal pode ocorrer na região cervical, lombar e torácica.
Qual é a diferença entre Protrusão Discal e Protusão Discal?
A diferença entre “protrusão discal” e “protusão discal” é principalmente uma questão de terminologia, já que ambos os termos se referem à mesma condição médica.
Apesar dessa variação nas palavras, a condição clínica e os sintomas que os pacientes experimentam na protusão disca e protrusão disca são idênticos.
Entre os sintomas da protusão discal estão dor lombar, dor irradiada para as pernas (ciática), formigamento, dormência e fraqueza muscular.
A confusão entre os termos não altera o diagnóstico ou o tratamento, sendo importante focar na identificação precisa dos sinais clínicos e na abordagem terapêutica adequada para aliviar os sintomas e promover a recuperação do paciente.
Quais os sintomas da Protrusão Discal?
Quando o disco sai do limite do espaço no qual ele está contido, isso pode pressionar a medula espinhal. É justamente essa compressão do nervo que provoca os sintomas de dor na coluna e outros mais graves da protrusão discal.
Independente da área que a protrusão discal ocorra (seja lombar, torácica ou cervical), os sintomas a seguir podem ser comuns:
- Dor local;
- Formigamento;
- Limitação de movimento.
De acordo com a região que a protusão discal ocorre, alguns sintomas mais específicos podem ocorrer.
Protrusão na coluna cervical – Sintomas
- Dor no ombro;
- Dor nos braços
- Deterioração da habilidade motora fina das mãos;
- Dor no pescoço.
Protrusão na coluna torácica – Sintomas
- Dor na região torácica ao tossir;
- Dor na região torácica ao espirrar.
Protrusão na coluna lombar – Sintomas
- Formigamento nas pernas;
- Déficit de força muscular nas pernas;
- Dificuldade de caminhar;
- Formigamento nos glúteos;
- Formigamento na região genital.
As áreas mais comuns da coluna que podem apresentar protrusão discal são a região cervical e a região lombar, justamente porque essas são as duas áreas mais flexíveis da coluna e, com isso, as áreas que sofrem maior impacto.
Qual é mais grave protusão discal ou hérnia de disco?
Enquanto ambas são condições dolorosas, a hérnia discal é geralmente considerada mais grave devido ao seu potencial para causar danos neurológicos mais significativos em casos mais graves.
Causas da Protrusão no Disco Intervertebral
As causas da protrusão discal podem ser várias.
Existem algumas situações, como trabalhos ou hábitos, que podem aumentar a chance de uma pessoa desenvolver protrusão discal.
Quem se submete a posições com vibração local por muito tempo, por exemplo, motoristas, têm maior chance de terem o problema.
Indivíduos que trabalham constantemente carregando pesos, com trabalho físico pesado, também estão na categoria de risco de vir a desenvolver protrusão discal.
Confira outras possíveis causas da protrusão discal:
Degeneração do Disco
Com o avanço da idade, os discos intervertebrais começam a perder água e elasticidade.
Esta degeneração natural pode levar ao enfraquecimento do anel fibroso externo do disco, facilitando a protrusão.
Lesões Traumáticas
Acidentes ou traumas que causam um impacto direto na coluna podem resultar em uma protrusão discal.
Isso pode ocorrer devido a quedas, acidentes automobilísticos ou lesões esportivas.
Esforço Físico Exagerado
Movimentos repetitivos ou levantamento de objetos pesados de maneira incorreta podem colocar uma pressão excessiva sobre a coluna, levando à protrusão dos discos.
Sedentarismo
A falta de atividade física pode enfraquecer os músculos que suportam a coluna vertebral, aumentando o risco de lesões nos discos intervertebrais.
Obesidade
O excesso de peso coloca uma carga adicional sobre a coluna, o que pode acelerar a degeneração dos discos e aumentar a probabilidade de protrusão.
Fatores Genéticos
Algumas pessoas podem ter uma predisposição genética para a fraqueza dos discos intervertebrais, tornando-as mais suscetíveis a desenvolver protrusões discais.
Diagnóstico da Protrusão Discal
O diagnóstico de protrusão discal é em virtude da sintomatologia clínica, ou seja, o paciente procura um especialista em virtude dos sintomas que apresenta.
O profissional poderá solicitar exames de imagem, como raios-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada, para também identificar o local da coluna no qual ocorre a protrusão discal.
Protrusão discal pode ser revertida?
É possível reduzir significativamente os sintomas de uma protusão discal e melhorar a qualidade de vida do paciente por meio de tratamentos adequados, embora a reversão completa da condição ao estado original não seja viável.
Qual o tratamento para protusão discal?
O tratamento correto ajuda no controle dos sintomas e consequente evolução da doença.
Pacientes que se submetem ao tratamento no início do diagnóstico possuem chances aumentadas de terem uma maior qualidade de vida.
A realização de um programa de pós-tratamento (especialmente com a RPG ou o Pilates), também garante muitos benefícios, evitando, inclusive, as crises de dores.
Entende-se, portanto, que o objetivo do tratamento em pacientes com protrusão discal é melhorar a estabilidade da coluna vertebral, a fim de prevenir os sintomas e progressão da doença.
O paciente pode conviver bem com o problema, sem as dores e outros incômodos característicos.
Fui diagnosticado(a) com Protrusão Discal, preciso interromper atividades físicas?
Muitas pessoas acham que, mediante um diagnóstico de protrusão discal, não devem nunca mais praticar qualquer atividade física, abandonando a vida ativa, pois isso só piorará o problema.
Esse é um conceito que não está certo.
O que essas pessoas não sabem é que para nutrir os discos é preciso movimento, preservando assim as características funcionais do disco.
Quando isso não ocorre, a tendência é de desnutrição e consequente piora da mobilidade e função desta região.
Portanto, pessoas com diagnóstico de protrusão discal deverão sempre fazer exercícios de fortalecimento para a região e poderão manter uma vida ativa, com exercícios sendo prescritos e supervisionados por profissionais.
A carga e o tipo de exercício dependerão muito do grau e da região acometida pela protrusão (cervical, torácica ou lombar), se existem estruturas comprimidas e as alterações posturais que o indivíduo possui.
Veja o que o ITC Vertebral oferece a você!
Oferecemos um programa de fisioterapia completo para as mais diferentes patologias da coluna, como hérnia de disco e dor ciática, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações para que você tenha mais qualidade de vida e não precise de cirurgia.
Os especialistas do ITC Vertebral utilizam abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento mais adequados.
O tratamento pode envolver:
Osteopatia
Técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.
Fisioterapia manual
O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.
McKenzie
Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente.
Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores.
Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.
Mesa de Tração
Quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.
Mesa de Flexo-Descompressão
Possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.
Técnicas de fortalecimento muscular
Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.