Quem Tem Hérnia De Disco Pode Andar De Bicicleta? 

A hérnia de disco é um problema que pode afetar a coluna vertebral e atinge um grande número de pessoas. 

Agendar sua Avaliação

Responsável por dores na região das costas, a hérnia de disco pode até ser limitante, porém será que para a prática de uma atividade simples, como andar de bicicleta, a hérnia de disco é algo que impede essa atividade? 

Vamos saber mais sobre hérnia de disco e quais são as atividades limitadas por ela. Confira! 

O Que É Hérnia De Disco?

esquema mostrando esqueleto com hérnia de disco

A hérnia de disco é quando há o rompimento da membrana, com o núcleo pulposo do disco sendo também afetado.

A coluna vertebral é formada por diversas estruturas ósseas denominadas vértebras, uma empilhada sobre a outra. 

Para que esses ossos não fiquem constantemente sofrendo atrito, há uma camada de amortecimento entre as vértebras, denominada disco intervertebral. Esse disco tem um posicionamento correto entre as vértebras, justamente por conseguir absorver o impacto sofrido pela coluna vertebral diariamente. 

Agendar sua Avaliação

Porém, devido a diversas situações, o disco intervertebral pode sair do lugar. Quando há apenas o deslocamento do disco, sem rompimento da membrana externa, chama-se essa situação de protrusão discal. 

Mas, quando há o rompimento da membrana, com o núcleo pulposo do disco sendo também afetado, chama-se esse quadro de hérnia de disco. 

Sintomas De Hérnia De Disco

muher sentada com dor na coluna

O principal sintoma da hérnia de disco é a dor na região da coluna. Por isso, muita gente não sabe se quem tem hérnia de disco pode andar de bicicleta.

O principal sintoma relacionado à hérnia de disco é a dor na região da coluna em que ela ocorre. Com o deslocamento do disco, há compressão das vértebras sobre nervos, o que causa a sensação de dor. 

Além disso, pode também haver formigamento dos membros próximo à região. Por exemplo, se a hérnia de disco ocorre na região lombar, as pernas podem apresentar sensibilidade, extensão da dor e formigamento, além da perda da força muscular. 

O mesmo ocorre com os braços, no caso de hérnias cervicais. De fato, as duas regiões mais comuns para o desenvolvimento de hérnias de disco são a  região lombar e a região cervical, justamente por serem as regiões de maior mobilidade da coluna vertebral. 

Causas De Hérnia De Disco

Dentre as principais causas de hérnia de disco, podemos citar: 

  • Envelhecimento; 
  • Falta de fortalecimento muscular; 
  • Posturas inadequadas por longos períodos; 
  • Impacto constante na região da coluna; 
  • Doenças degenerativas, que acabam afetando as articulações; 
  • Genética; 
  • Obesidade e sedentarismo.

Tratamento

O tratamento para hérnia de disco envolve o diagnóstico correto, primeiramente. Esse diagnóstico é dado pelo especialista que, avaliando fisicamente o paciente, seus sintomas e com auxílio de alguns exames de imagem, como radiografia ou ressonância, poderá dar o diagnóstico. 

Inicialmente, caso o paciente venha apresentar dor ao procurar o médico, algumas medidas são tomadas para retirar esse paciente do quadro agudo de dor. Essas medidas incluem a prescrição de analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. 

Além disso, compressas mornas também auxiliam, pois atuam no relaxamento da musculatura que, geralmente, encontra-se bastante contraída em casos de dor envolvendo hérnias de disco. 

A fisioterapia faz parte do tratamento, pois o tratamento fisioterápico inclui medidas analgésicas, bem como fortalecimento muscular apropriado para o paciente com hérnia de disco. 

Quem Tem Hérnia De Disco Pode Andar De Bicicleta?

Quem tem hHernia de disco pode andar de Bicicleta e fazer exercícios físicos com precaução.

Quem tem hHernia de disco pode andar de Bicicleta e fazer exercícios físicos com precaução.

 A atividade física é sempre recomendada para qualquer pessoa, contanto que haja bom senso e o exercício não traga prejuízo à saúde do paciente nem piore seu quadro de dor. 

Dessa forma, se você deseja andar de bicicleta e for portador de hérnia de disco é importante tomar alguns cuidados, conforme listamos a seguir: 

1 – Evite andar de bicicleta quando estiver com dor 

Praticar uma atividade física deve ser sempre um momento prazeroso e não deve ser praticado caso você esteja com dor. É preferível fazer um tratamento adequado para dor e, então, retornar à atividade quando não estiver sentindo mais dor. 

Muitas pessoas acreditam que quem tem hérnia de disco deve ficar deitado o tempo todo, mas estudos e a experiência clínica demonstram que quanto mais tempo você ficar deitado, acreditando que isso “melhora” a hérnia de disco, pior é seu prognóstico. 

Assim, o repouso relativo só é recomendado em casos de dor e por apenas poucos dias, justamente para que o quadro de dor melhore e, assim que melhorar, você possa retornar às suas atividades regulares. 

2 – Quem tem hérnia de disco pode andar de bicicleta ergométrica? 

Utilizar uma bicicleta ergométrica, contanto que se mantenha a postura adequada, não é contraindicado para quem tem hérnia de disco. De fato, a bicicleta ergométrica é até preferível à bicicleta comum, uma vez que há tendência da inclinação do tronco para frente com a bicicleta comum. 

Bicicletas comuns, utilizadas no asfalto e na estrada podem ter vibrações e causar quadros de dor. 

Portanto, o importante é manter a postura ereta. 

3 – E bicicleta de trilhas? 

O uso de bicicleta de trilhas pode resultar em impacto à coluna vertebral, portanto, bicicleta de trilhas podem não ser as melhores escolhas. Mountain bikes resultam em bastante impacto na coluna, portanto, deve ser tomado cuidado. 

4 – Quais Os Cuidados Para Andar De Bicicleta Para Quem Tem Hérnia De Disco? 

Primeiramente, esteja com a bicicleta corretamente ajustada, para que sua postura seja ideal. Quando a bicicleta não está corretamente ajustada, haverá maior tensão muscular em algumas regiões do corpo, o que pode não ser bom em casos de hérnia de disco. 

A seguir, opte por trechos mais curtos, pois um pedal longo pode promover a contração muscular e tensão na musculatura das costas por longo tempo, resultando em episódios de dor.

Não se esqueça de alongar e se o uso da bicicleta for constante, lembre-se sempre de fazer um trabalho de fortalecimento do abdômen e da musculatura das costas. 

O fortalecimento muscular é essencial para quem pretende praticar ciclismo e já tem algum problema de coluna diagnosticado.

Quem tem hérnia de disco precisa de um tratamento adequado, portanto, converse com seu especialista em coluna para que ele libere você para a prática do ciclismo. Lembre-se sempre de incluir exercícios de fortalecimento e não pedale em casos de dor. 

Conclusão

A prática de atividade física é sempre recomendada para todos os indivíduos, até para quem tem hérnia de disco. Mas o bom senso é fundamental. Não se deve fazer exercícios extenuantes, de impacto, quando se está com episódios de dor. 

Procure liberação profissional, faça alongamentos e exercícios de fortalecimento, além de treinos mais curtos e com menos impacto. 

Mantenha sua bicicleta bem ajustada e uma boa postura durante a pedalada.

Agendar sua Avaliação

Todo o conteúdo deste website é produzido e de reponsabilidade da equipe que compõe o ITC Vertebral.
Iniciar Conversa!
👋 Olá, como podemos lhe ajudar?
Olá! 👋 Como podemos lhe ajudar?