Quem Tem Hérnia De Disco Pode Fazer Academia?

A hérnia de disco é um tipo muito comum de lesão na coluna que acomete um grande número de pessoas. 

Agendar sua Avaliação

E muitas dessas pessoas têm dúvidas sobre se podem ou não fazerem atividades físicas, ou frequentarem uma academia. 

É sabido que, pela Organização Mundial da Saúde, ao menos 50% da população mundial sofre ou sofrerá de dor nas costas em algum momento da vida. 

No Brasil, as dores na coluna são a principal causa de afastamento de pessoas em idade ativa do trabalho. E essas dores na coluna são, muitas vezes, ligadas à presença de hérnia de disco. 

Mas afinal, será que a hérnia de disco é um impedimento para a prática esportiva ou frequentar uma academia? Vamos conferir! 

Agendar sua Avaliação

O Que É Hérnia De Disco?

homem com hérnia de disco na coluna

Hernia de Disco é um tipo de deslocamento de discos na coluna causando inflamação.

A hérnia de disco é uma situação que ocorre quando o disco intervertebral, que fica situado entre as vértebras da coluna e tem a função de absorver os impactos sofridos pela coluna, sai de sua posição original. 

Quando apenas o disco é descolado, mas não há rompimento de sua membrana mais externa, dá-se o nome de protrusão discal a essa condição. 

Porém, quando há o rompimento da membrana externa, com o disco deslocando-se totalmente, temos a condição de hérnia de disco, que é mais comum nas regiões cervical e lombar da coluna, justamente por serem os locais de maior mobilidade e impacto da coluna vertebral. 

Sintomas De Hérnia De Disco 

Os sintomas mais comuns de hérnia de disco envolvem a dor localizada na região, mas que também pode se expandir para os membros associados. 

Por exemplo, uma hérnia de disco presente na região cervical pode resultar, além de dor na região, em sensibilidade, formigamento e perda de força muscular nos braços. 

O mesmo pode acontecer com uma hérnia de disco na região lombar, que pode resultar em sensibilidade e perda de força muscular nas pernas. 

Causas

A hérnia de disco pode ocorrer por diversas razões.

A hérnia de disco pode aparecer por diversas razões, mas as mais comuns são: 

  • Genética (se você tem pai ou mãe com hérnia de disco, tem maior chance de ter também); 
  • Envelhecimento;
  • Sedentarismo; 
  • Excesso de peso; 
  • Má postura frequente; 
  • Tabagismo; 
  • Falta de atividade específica de fortalecimento da musculatura do abdômen e das costas.

Diagnóstico de Hérnia de Disco

O diagnóstico de hérnia de disco é sempre baseado nos sintomas que o paciente relata. 

Infelizmente, muitas vezes esse paciente já chega em um quadro agudo de dor ao consultório, sendo necessário um tratamento imediato para removê-lo do quadro, e só assim pensar na prevenção de outras crises agudas. 

Para o diagnóstico, o especialista analisa o paciente em termos físicos com a história de dor, e pode ainda solicitar alguns exames de imagem, como exames de raios-X ou ressonância magnética. 

Tratamento 

O tratamento, se o paciente procurar ajuda em caso agudo de dor, envolve a prescrição de analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, para que o alívio da dor venha em poucos dias. 

A fisioterapia também é uma ótima aliada em casos agudos de dor, pois com alguns tratamentos, como TENS, é possível reduzir a dor local. 

Com o término do quadro agudo de dor, é importante pensar na prevenção de novos quadros agudos. 

Novamente, a fisioterapia tem um papel fundamental, pois com ela será possível realizar o fortalecimento e melhorar a postura, justamente para que uma nova crise aguda não ocorra. 

Leitura importante e complementar: Tratamento De Hérnia De Disco Sem Cirurgia

Quem Tem Hérnia De Disco Pode Fazer Academia? 

Muita gente tem dúvidas se quem tem Hernia de Disco pode fazer academia.

Muita gente tem dúvidas se quem tem Hernia de Disco pode fazer academia.

Essa é uma questão muito importante porque muitas pessoas acreditam que, com o diagnóstico de hérnia de disco, a prática de qualquer atividade física torna-se insustentável. Mas isso não é verdade! 

Quem tem hérnia de disco pode fazer atividade física e pode frequentar academia. 

O importante é sempre fazer a atividade física com a supervisão de um profissional, para que o volume e a intensidade dos treinos sejam adequados a sua condição clínica. 

Alguns exercícios são mais indicados para quem tem hérnia de disco, mas é importante lembrar que o diagnóstico de hérnia de disco não é um impedimento imediato para atividade física. 

Inclusive, hoje já se sabe que quanto maior o tempo no qual uma pessoa fica deitada, não retornando às suas atividades regulares, pior é o prognóstico de seu problema de coluna. 

Portanto, se você acha que porque teve um diagnóstico de hérnia de disco deve ficar sempre deitado e não praticar atividade física, você está errado! 

O hábito de não praticar atividade física leva à perda de massa muscular e enfraquecimento da musculatura, o que piora os casos de dor de hérnia de disco. 

De fato, o exercício físico pode ser um excelente aliado para a prevenção de novas crises de dor. 

Veja também: Quem Tem Hérnia De Disco Pode Correr? 

Hérnia De Disco: Atividades De Academia Mais Indicadas

Quem tem Hernia de Disco pode fazer academia e algumas atividades específicas.

Quem tem Hernia de Disco pode fazer academia e algumas atividades específicas.

Para quem recebeu o diagnóstico de hérnia de disco recentemente ou está vindo de uma crise aguda de dor, existem algumas atividades físicas que podem ser realizadas em uma academia, que são mais indicadas do que outras. 

Essas atividades são mais indicadas uma vez que não concentram a força em regiões específicas da coluna ou não tem torção, o que pode piorar um quadro de dor. 

Além disso, promovem o alongamento e fortalecimento da musculatura do abdômen, que ajuda a sustentar a coluna, bem como do quadril. 

1 – Pilates 

Sem dúvida, a atividade física mais indicada para quem tem hérnia de disco é o Pilates. 

O Pilates se baseia em movimentos lentos, que buscam maior alongamento e fortalecimento, utilizando o próprio peso do corpo, porém com auxílio de roldanas e equipamentos, que fazem com que o impacto em todas as articulações seja menor. 

2 – Natação 

A utilização de água como na prática da natação auxilia no relaxamento muscular. 

É importante sempre alertar o professor que passará os treinos sobre sua condição de hérnia de disco, para que alguns tipos de nado, como peito, não sejam prescritos, uma vez que esse tipo de nado pode concentrar tensão na região cervical, podendo causar dor em quem tem hérnia na região. 

3 – Caminhadas Na Esteira 

O uso da esteira para fazer caminhadas leves não é contraindicado para quem tem hérnia de disco, uma vez que a esteira absorve um pouco do impacto resultante do movimento. 

Lembre-se sempre de se movimentar dentro do seu limite e procure não inclinar muito a esteira. 

Mas, E A Musculação? 

A realização de exercícios de musculação por quem tem hérnia de disco não é contraindicada quando orientada por um profissional e evitando alguns exercícios que podem piorar o quadro de dor. 

Dessa forma, é sempre muito importante avisar ao seu treinador se você possui alguma lesão de hérnia de disco antes de começar a fazer seu treinamento. 

Quais Exercícios De Musculação Devem Ser Evitados Por Quem Tem Hérnia De Disco? 

Alguns exercícios de musculação não devem ser realizados por quem tem hérnia de disco. 

Isso porque esses exercícios podem piorar o quadro de dor, bem como trazer prejuízo a quem o executa, em termos de novas crises agudas. 

Dessa forma, evite-os. 

1 – Agachamento com barra nas costas 

Esse exercício causa compressão direta das vértebras, portanto não é indicado. 

Opte por outros tipos de agachamento, como com halteres ou faça leg-press a 45o, sempre com a coluna bem apoiada. 

2 – Stiff 

Exercício no qual há flexão do tronco para frente, geralmente utilizando uma barra que desliza sobre as coxas. 

Esse tipo de exercício também não é indicado para quem tem hérnia de disco uma vez que concentrará tensão nas vértebras. 

Além disso, a musculatura da lombar é diretamente forçada com esse tipo de exercício. Portanto, se você tem hérnia de disco nessa região, é melhor evitar. 

Para trabalhar posterior de coxa e glúteos, opte por outros exercícios, como cadeira flexora ou flexora em pé. 

3 – Glúteos em quatro apoios 

Exercício realizado em grande parte por mulheres, mas que deve ser evitado se ela tiver hérnia de disco. 

Nesse exercício, fica-se em quatro apoios e levanta-se a perna, geralmente dobrada (pode-se variar com a perna esticada), utilizando uma caneleira. 

Com a extensão da perna, há sobrecarga na coluna, o que é bastante prejudicial para quem tem hérnia de disco. 

É preferível optar por outros tipos de agachamento, que também trabalham a musculatura do quadril e glúteo de maneira mais apropriada. 

4 – Levantamento Terra 

Esse tipo de levantamento resulta em um impacto grande na coluna e isso não é desejável em quem tem hérnia de disco. 

5 – Remada Curvada 

Tipo de exercício que também acaba gerando compressão das vértebras, portanto, não é indicado para quem tem hérnia de disco. 

Substitua por remada baixa ou remada na máquina. 

Conclusão 

A prática de atividade física é recomendada, até para quem tem o diagnóstico de hérnia de disco. 

Para isso, ao adentrar uma academia, informe ao profissional que te acompanhará sobre o seu diagnóstico e evite algumas práticas de musculação, substituindo por outras. 

Além disso, há diversos tipos de exercícios que são indicados e que podem ajudar bastante no fortalecimento muscular. 

O fortalecimento da musculatura de membros, costas e abdômen, bem como o alongamento e melhora da flexibilidade, é de extrema importância para quem tem qualquer problema na coluna.

Agendar sua Avaliação

Todo o conteúdo deste website é produzido e de reponsabilidade da equipe que compõe o ITC Vertebral.