helder-montenegro.png (345×341)Nascido no Iguatu (CE) e graduado em Fisioterapia pela UNIFOR (Universidade de Fortaleza), em 1985, Helder Montenegro é presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, presidente da Associação Cearense de Fisioterapeutas e é reconhecido como um dos maiores especialistas nacionais no tratamento das patologias da coluna vertebral.

Contribuiu para a introdução e divulgação das técnicas de Fisioterapia Manual no Brasil, como professor de pós-graduação, ministrando cursos, palestras e promovendo  seis congressos internacionais, sendo dois transmitidos ao vivo, via satélite (em 2001), e outro ao vivo (em 2014) transmitido pela internet.. Tornou-se ainda presidente de honra por seis edições desse Congresso. Participou de cursos e estágios na Europa e nos Estados Unidos, alcançando especializações em Fisioterapia Manual, Cadeias Musculares, Osteopatia e Mackenzie, e divulgando as técnicas no Brasil, a começar pelo estado do Ceará.

Em 2003, desenvolveu, pioneiramente, um trabalho eficaz voltado ao tratamento conservador das patologias da coluna vertebral (em parceria com grandes grupos científicos internacionais), prestigiado e utilizado como referencial por muitos outros profissionais do ramo. A técnica, que ficou conhecida como RMA da Coluna Vertebral, foi aplicada em clínicas próprias até 2006, quando surgiu a necessidade de disponibilizá-la aos pacientes de todo o Brasil através do sistema de Franchising. Para isso, criou-se um modelo de negócio, o ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral).

Em 2014, Dr. Helder Montenegro lançou seu primeiro livro intitulado “Hérnia de Disco e Dor Ciática”, tendo alcançado a venda de mais de 10.000 exemplares, apenas na primeira edição. Além disso, desenvolveu outros materiais destinados a levar informações sobre coluna vertebral à população, como o “Guia de Postura” e o “Guia de Exercícios do Dr. Coluna”.

Em 2018, identificou-se a necessidade de investir em uma atualização do Sistema Fisio, ERP exclusivo utilizado pelas unidades franqueadas e próprias. Logo foi organizado um time e um projeto que transformaram esse sistema em uma solução para clínicas e pacientes: o Scal, que mostrou potencial para ser lançado aos demais profissionais do mercado.

O Scal também foi atrelado à primeira Plataforma de Inteligência Artificial voltada para lesões na coluna, joelho, quadril e para gestão de clínicas e consultórios. A Rede já entrou na era de AI: em parceria com o Parque Tecnológico da UNIFOR (Universidade de Fortaleza), Helder Montenegro lidera o desenvolvimento de um robô para extrair e compilar dados científicos universais sobre lesões da coluna vertebral. A proposta é qualificar os atendimentos pela condução à tomada de decisões clínicas mais assertivas.

Como resultado de todo o empenho em oferecer um grau elevado de qualidade nos serviços prestados, O ITC Vertebral alcançou, neste ano de 2019, a quarta premiação consecutiva “Melhores Franquias do Brasil”, promovida pela Serasa Experian e Revista “Pequenas Empresas Grandes Negócios”.

A maior franquia de fisioterapia do mundo


Clínicas

Mais de 75 clínicas no Brasil com ampliação internacional

Equipe

Mais de 236 fisioterapeutas em todo o Brasil

Melhores do Brasil

Estamos entre as 10 melhores franquias para se investir no Brasil

Tratamentos

Conheça o método não cirúrgico que tratou mais de 33.000 pacientes