ITC Vertebral

Sobre o ITC

Conheça a história do ITC Vertebral

Dr. Helder Montenegro

Helder Montenegro é presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, presidente da Associação Cearense de Fisioterapeutas e é reconhecido como um dos maiores especialistas nacionais no tratamento das patologias da coluna vertebral.

Contribuiu para a introdução e divulgação das técnicas de Fisioterapia Manual no Brasil, como professor de pós-graduação, ministrando cursos, palestras e promovendo seis congressos internacionais, sendo dois transmitidos ao vivo, via satélite (em 2001), e outro ao vivo (em 2014) transmitido pela internet. Tornou-se ainda presidente de honra por seis edições deste Congresso. Participou de cursos e estágios na Europa e nos Estados Unidos, alcançando especializações em Fisioterapia Manual, Cadeias Musculares, Osteopatia e Mckenzie, e divulgando as técnicas no Brasil, a começar pelo estado do Ceará.

Em 2003, desenvolveu, pioneiramente, um trabalho eficaz voltado ao tratamento conservador das patologias da coluna vertebral (em parceria com grandes grupos científicos internacionais), prestigiado e utilizado como referencial por muitos outros profissionais do ramo. A técnica, que ficou conhecida como RMA da Coluna Vertebral, foi aplicada em clínicas próprias até 2006, quando surgiu a necessidade de disponibilizá-la aos pacientes de todo o Brasil através do sistema de Franchising. Para isso, criou-se um modelo de negócio, o ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral).

Em 2014, Dr. Helder Montenegro lançou seu primeiro livro intitulado "Hérnia de Disco e Dor Ciática", tendo alcançado a venda de mais de 10.000 exemplares, apenas na primeira edição. Além disso, desenvolveu outros materiais destinados a levar informações sobre coluna vertebral à população, como o "Guia de Postura e o "Guia de Exercícios do Dr. Coluna".

Hoje o Dr. Helder Montenegro é Founder do Grupo Velas, que reúne o ITC Vertebral e outras empresas no mercado de Saúde e Tecnologia, e cujas atividades se desenvolvem com reconhecimento nacional.