Colchão Para Hérnia De Disco Lombar

19/ago Por Helder Montenegro Revisão 20/out - 2020

A hérnia de disco é uma patologia que afeta um grande número de pessoas. Muitas dessas pessoas, inclusive, não sabem que têm hérnia de disco, mas sofrem há tempos com dores na região lombar. 

Agendar sua Avaliação

De fato, a dor é o sintoma mais prevalente na hérnia de disco lombar, embora outros sintomas possam também estar presentes. 

E como o colchão pode afetar (ou não) a hérnia de disco? Será que existe alguma característica mais importante que quem tem hérnia de disco lombar deve estar atento na hora de comprar um colchão? É o que vamos descobrir! 

O Que É Hérnia De Disco?

esquema mostrando hernia de disco

A hérnia de disco é a inflamação no disco invertebral.

A coluna vertebral é composta por vértebras, que se dispõem empilhadas. No centro dessas vértebras, há a passagem da medula espinhal. 

Entre as vértebras, há um disco, chamado disco intervertebral. A função primordial desse disco é amortecer os impactos que a coluna vertebral recebe. 

Agendar sua Avaliação

O disco possui uma membrana externa e um núcleo pulposo, mais fibroso, tendo um posicionamento ideal entre as vértebras. 

Porém, em algumas pessoas, devido a uma série de razões, o disco intervertebral acaba se deslocando do seu local correto. Quando há somente um deslocamento, sem rompimento, chamamos essa situação de protrusão discal. 

Assim, a protrusão discal é considerado o primeiro passo para uma hérnia de disco. Com a hérnia de disco, há rompimento do disco. 

Com isso, há pressionamento das terminações nervosas na região, resultando em dores. Além disso, há muitas vezes projeções ósseas, que o próprio organismo faz, em uma tentativa de recuperar as dimensões que existiam antes do rompimento discal. 

Essas projeções ósseas, denominadas popularmente de “bico de papagaio” acabam piorando a situação, gerando ainda mais dor no paciente. 

De fato, muitas pessoas convivem com dores na região lombar por anos, sem o diagnóstico e tratamento adequado. Mas a hérnia de disco pode piorar ou melhorar, mediante hábitos e o tratamento adequado.

Causas

Com o envelhecimento, a estrutura óssea pode apresentar desgaste, sobretudo se um tratamento de fortalecimento muscular não foi feito durante a vida. 

Portanto, pessoas de mais idade costumam apresentar mais hérnia de disco do que pessoas mais jovens. 

Além disso, doenças degenerativas, como artrite e artrose, contribuem para o desgaste ósseo. 

A má postura, sobretudo por períodos prolongados, é uma das causas da hérnia de disco. De fato, a hérnia de disco é mais comum nas regiões de maior mobilidade da coluna vertebral, como a região lombar e cervical. 

A falta de fortalecimento muscular adequado, tanto da musculatura ligada à coluna como a da região abdominal, contribui para o surgimento de hérnia de disco, bem como atividade de alto impacto na coluna vertebral. 

Por último, pessoas que permanecem na mesma posição por muito tempo, ou são submetidas à vibração constante, como é o caso de motoristas, têm maior predisposição a ter hérnia de disco.

Tratamento de hérnia de disco

homem sendo examinado por hérnia de disco lombar

A fisioterapia é um bom tratamento para a hernia de disco.

Primeiramente, é importante retirar o paciente do quadro agudo de dor. Portanto, medicação analgésica, anti-inflamatória e relaxantes musculares são prescritos. 

Aqui vai um aviso importante: a automedicação é extremamente prejudicial!

Dessa forma, não consuma analgésicos ou anti-inflamatórios sem a devida indicação e prescrição médica, uma vez que há medicamentos que simplesmente não funcionam no caso de hérnia de disco, podendo até piorar o quadro. 

Sessões de fisioterapia são também bastante indicadas em caso de hérnia de disco, uma vez que há procedimentos fisioterápicos que aliviam as dores. 

A fisioterapia também ajuda no fortalecimento muscular, uma vez que a musculatura fraca na região ajuda a piorar o quadro. A mobilidade também é aumentada com sessões de fisioterapia. 

Grande parte dos casos de hérnia de disco têm resposta positiva com o tratamento conservador. 

Como Um Colchão Afeta A Coluna?

homem deitado em colchão para hérnia de disco

É possível investir em um colchão para aliviar dores ou evitar a hérnia de disco.

Passamos, em média, 1/3 da vida sobre um colchão. E para quem já tem problema na região da coluna, como uma hérnia de disco lombar, a escolha de um colchão correto é ainda mais importante.

É fundamental que um colchão não seja nem duro demais, já que isso pode causar maior tensão na musculatura da coluna, nem muito mole, causando afundamento de toda a musculatura da coluna. 

Um colchão inadequado, ou com prazo de validade vencido há tempos, não conseguirá sustentar a coluna adequadamente e, com isso, as dores podem piorar. 

A posição ideal para dormir é de lado, uma vez que com isso, a coluna permanece alinhada, mas é importante que o travesseiro não seja alto, pois assim não terá elevação excessiva da região cervical, causando desalinhamento da coluna. 

Melhor Colchão Para Quem Tem Hérnia De Disco 

Na verdade, não existe um único colchão ideal para esse caso. Existem sim, algumas características importantes que devem ser consideradas por quem tem hérnia de disco na hora de adquirir um colchão.  

Tipos De Colchão 

No mercado, existem diferentes tipos de colchão, sendo essas as principais diferenças entre eles: 

  • Espuma; 
  • Mola; 
  • Látex; 
  • Ortopédico. 

Os colchões de espuma são os mais macios e se adaptam ao corpo. O de látex também se adapta, mas seu preço costuma ser bem mais alto do que o de espuma. 

Já os colchões de mola são os mais indicados quando há bastante diferença de peso entre duas pessoas que usarão o colchão de casal, por exemplo. Colchões de mola não ficam com a marca de quem deita, sendo ideais para quem dorme de lado. 

Embora seja mais “duro”, o colchão ortopédico é considerado uma boa opção para quem tem hérnia de disco, uma vez que ele é composto por uma tábua de madeira entre duas espumas. 

É a primeira opção para quem tem hérnia de disco lombar, uma vez que mantém a coluna bem alinhada, mas o conforto que ele promove é menor que modelos mais moles. 

Outros fatores a serem considerados quando se adquire um colchão é a densidade. Colchões mais densos suportam maior peso. Portanto, considere seu peso e lembre-se que em cama de casal, é o peso de duas pessoas que deve ser considerado. 

Conclusão

A hérnia de disco não é causada diretamente por um colchão, mas as dores provocadas pela patologia podem piorar se o colchão não for adequado, tensionando ou contraindo a musculatura da coluna inadequadamente. 

Dessa forma, é importante ter um colchão apropriado, que permita que a musculatura da coluna relaxe e não piore a dor em casos de hérnia de disco. 

Agendar sua Avaliação

Por Helder Montenegro Revisão 20/out - 2020
Todo o conteúdo deste website é produzido e de reponsabilidade da equipe que compõe o ITC Vertebral.
Iniciar Conversa!
👋 Olá, como podemos lhe ajudar?
Olá! 👋 Como podemos lhe ajudar?