Sentir dor na coluna em algum momento na vida é um sintoma muito comum entre as pessoas. No entanto, há alguns casos em que a dor chega de forma tão violenta que algumas pessoas acabam ficando com a coluna travada. Isto é, incapacitadas de se mover ou voltar à posição em que estavam inicialmente. Apesar de comum, normalmente a dor nas costas está associada a alterações musculares ou a causas mecânicas postural degenerativas. Sendo que o travamento da coluna pode se dar a qualquer momento e atingir pessoas de todas as faixas etárias. No entanto, a coluna travada é uma condição que costuma surgir na presença de uma crise intensa de dor devido a um pinçamento nervoso. Ou seja, é um mecanismo de defesa do próprio corpo que em resposta à dor aguda, imobiliza completamente a área afetada. Essa imobilização é uma espécie de aviso de que algo não está funcionando bem naquela região.
Agendar sua AvaliaçãoCausas de dor na coluna

A coluna travada pode ter várias causas.
- história prévia de cirurgia oncológica ou diagnóstico prévio de câncer;
- perda de peso inexplicada;
- dor que continua a piorar apesar de analgésicos simples;
- episódio recente ou presente de infecção (febre, mal estar, etc);
- doenças imunossupressoras;
- primeiro episódio de dor aguda intensa após os 55 anos de idade;
- dor noturna (que você acorda com ela no meio da noite);
- sintomas de síndrome da cauda equina (anestesia do períneo, perda de força nos membros inferiores, incontinência urinária);
- alteração de sensibilidade e força nos membros.
Além disso, a dor lombar ou na coluna é também comum sob as seguintes condições abaixo:
1. Idade
Com o envelhecimento, é natural que os ossos, os discos, os ligamentos e as articulações comecem a degenerar. Com isso, a partir dos 30 anos a pessoa fica mais propensa a sofrer de dores lombares. Consequentemente, aos 40 anos a maioria das pessoas já possuem alterações degenerativas na coluna e costumam sentir dores quando os desgastes inflamam. Da mesma forma, a cartilagem das articulações também se desgastam e quanto maior o atrito entre os ossos, mais inflamações ocorrem. Já os discos, que servem como amortecedores entre os ossos da coluna, tendem a desidratar com a idade, diminuem de tamanho e passam a absorver menos os impactos do dia a dia. Tudo isso faz com que as dores na coluna se agravem. O perigo é quando as articulações crescem e comprimem os nervos, podendo causar dores tão agudas capazes de travar a coluna.
2. Hérnia de disco
Outra causa frequente de dor lombar que pode culminar em uma coluna travada, é a hérnia de disco. A hérnia de disco ocorre quando a parede do disco não consegue segurar o conteúdo interno, se deslocando para fora do espaço discal, provocando a compressão de um ou mais nervos. Nesse caso, a dor irradia para pernas e virilha e é chamada de ciática ou ciatalgia (dor lombar acima das nádegas, dor lombar perto da bacia, dor lombar perto dos rins).
Agendar sua Avaliação3. Tensão ou distensão muscular
A tensão ou distensão muscular é a causa principal da maioria dos casos de dores lombares ou na coluna. Normalmente, a tensão ou distensão muscular ocorre pelo uso excessivo dos músculos e má postura.
Sintomas da dor na coluna

Um dos sintomas da coluna travada é a dor irradiada e queimação.
- queimação;
- sensação de “choque”;
- incapacidade de ficar de pé;
- irradiação da dor para as pernas (ciatalgia) ou membros superiores.
No caso da coluna travada, a pessoa fica literalmente com a coluna travada, sem conseguir se movimentar livremente. A dor é mais intensa e irradia para os membros superiores ou inferiores, podendo ser até incapacitante.
Como evitar a coluna travada

A coluna travada pode surgir devido a alterações musculares resultantes.
Como tratar a coluna travada

Na coluna travada, o acompanhamento médico, remédios, exercícios físicos e principalmente a fisioterapia são fundamentais
Medidas caseiras para aliviar a dor na coluna travada
Dependendo da intensidade da dor nas costas e sua gravidade, algumas medidas caseiras podem ajudar a aliviar a dor e acelerar a recuperação. São elas:
Compressas de gelo
O gelo deve ser usado imediatamente após a lesão e nos primeiros dias, para conter a inflamação. Faça compressas frias de 20 minutos no local com bolsas de gelo para aliviar a dor e anestesiar os nervos da área afetada, reduzindo o inchaço.
Compressas quentes
Em casos crônicos, após 48 horas da lesão, a aplicação de bolsas quentes pode ser mais útil. O calor acalma e relaxa os músculos doloridos e aumenta o fluxo sanguíneo, o que ajuda o processo de cicatrização.
Sessões de massagem
A massagem relaxa a musculatura e libera endorfinas que aliviam a dor. As sessões de massagem profissionais são as melhores, mas você pode também pedir para alguém apertar a musculatura da região ou mesmo usar uma bola de tênis em baixo do corpo para massagear os músculos que se encontram tensos.
Exercícios de alongamentos
Alguns exercícios de alongamentos ajudam a relaxar a musculatura e principalmente evitam que os músculos fiquem muito rígidos, causando ainda mais dor. Tome cuidados para não se exceder e machucar ainda mais os músculos. Vá devagar.
Repouso relativo
Ao contrário que muita gente pensa, o repouso completo Cama é contra-indicado, pois pode causar dores maiores ainda. A melhor forma de curar um músculo machucado é tentar se manter em movimento, para não se atrofiar o músculo durante a lesão. Portanto, o repouso relativo é o mais indicado. Isto significa que você vai poder tentar se mover de vez em quando, mudar a posição frequentemente e tentar alongar à medida que a dor ameniza.
Atividades físicas para aliviar a dor na coluna travada

A yoga pode ajudar no tratamento da coluna travada.
1. Yoga
Um dos grandes objetivos da yoga é cuidar da coluna vertebral, pois é através da coluna que o corpo todo se equilibra. Isto é, a coluna é a base de tudo, pois toda conexão cerebral para o resto do corpo se dá ao longo da coluna vertebral. Assim, todos os nossos movimentos e reflexos dependem desta coluna preservada. Portanto, quanto mais saudável manter a coluna, mais flexibilidade e desenvoltura nos movimentos a pessoa terá. E os exercícios de yoga fazem justamente esta integração do corpo com a mente.
2. Natação e Hidroginástica
Todo mundo sabe que os exercícios praticados na água são aeróbicos de baixo impacto que normalmente não apresentam perigos para a musculatura. Portanto, eles são ideais para quem quer evitar dores nas costas, alongar os músculos e aliviar o peso do corpo sobre a coluna. Ou seja a natação e a hidroginástica são excelentes opções. No entanto, em alguns casos de problema de coluna o nado de peito e o de borboleta não são indicados.
3. Musculação
A musculação também é uma boa atividade para ser incorporada na rotina de quem tem ou quer evitar dores nas costas. A atividade evita a sobrecarga articular e ajuda a fortalecer a musculatura do core, abdômen, quadril e lombar, musculaturas que estabilizam a coluna.
Exercícios para aliviar dores nas costas e evitar a coluna travada

Alguns exercícios podem ajudar a aliviar a coluna travada.
1. Exercício para relaxar a região sacroilíaca e lombar
Deitar com as costas e a planta dos pés no chão, joelhos flexionados. Fazer o movimento apenas na região lombar, sem tirar o quadril do chão. Ao inspirar, elevar a lombar (mantendo o sacro no chão) e, ao exalar, descer a lombar no chão. Repetir 8 vezes para liberar as tensões pélvicas e lombares.
2. Exercício para acalmar a lombar
Deitar com as costas no chão e, quando inspirar, puxar os joelhos com as mãos, e afastar os joelhos do abdômen. E, ao exalar, puxar os joelhos, os aproximando do abdômen, sem voltar os pés ao chão. Repetir 8 vezes.
3. Exercício para abrir o peitoral e fortalecer a lombar (Torção Marichyasana)
Sentar com as pernas estendidas e a coluna alinhada, com os ísquios bem conectados ao chão. Dobrar a perna direita colocando a planta do pé direito no chão próximo à coxa esquerda. Ao exalar, segurar o joelho direito com a mão esquerda, girando o tronco para a direita, ou seja, em direção à perna flexionada. Repetir para o outro lado.
4. Exercício para abrir o peitoral e aliviar a tensão dos ombros e pescoço
Sentar de forma confortável (pernas cruzadas ou em cima dos pés), elevar o braço direito e, com a mão esquerda, puxar o cotovelo direito. A mão vai encostar a parte superior das costas. Lembrar de manter o alinhamento do pescoço. Focar a respiração na abertura dos ombros, axila e peitoral. Repetir para o outro lado, 8 vezes de cada lado.
5. Exercício para alongar a coluna e fortalecer a musculatura das costas e os braços (Adho mukha svansana)
Subir o quadril, esticar os braços e as pernas, formando um triângulo com o corpo. Mãos e pés ficam no chão, bem distantes. No início, o calcanhar fica fora do chão. A cabeça deve ficar voltada para dentro. Alongar toda a coluna.
6. Exercício para alinhar a coluna (Trikonasana)
Em pé, com os pés afastados; um dos pés apontando para frente; o outro para trás num ângulo de 45 graus. Braços abertos mantendo o alinhamento da coluna. Um braço segue o pé apontado à frente, enquanto o outro braço se estende em direção ao teto. Exercícios restaurativos que usam almofadas, cobertores e faixas e a parede como formas de apoio para ajudar na execução, são ótimos para prevenir dores e alongar o corpo. Estes exercícios são a melhor forma de compensar o corpo após o cansaço e estresse do dia a dia, para que o acúmulo não se torne algo crônico e acarrete em uma coluna travada.
Agendar sua Avaliação