A coluna vertebral é composta por diversos ossos, denominados vértebras, entre as quais existem discos intervertebrais, sendo o local por onde passa a medula espinhal e diversos nervos se inserem.
Graças à coluna vertebral, temos mobilidade do tronco e nos mantemos de pé.
Porém, dor nas costas constitui a principal causa de afastamento do trabalho de pessoas em idade ativa. Portanto, fazer o tratamento correto para dores nas costas melhora a qualidade de vida de muitas pessoas.
Dessa forma, a fisioterapia pode ter papel importante nesse processo, uma vez que o processo de reabilitação e melhora do quadro de dor, com ativação da musculatura afetada, de uma pessoa que apresenta um quadro de dor, passa pela fisioterapia.
Mas como exatamente a fisioterapia para coluna funciona? Quais são os exercícios mais indicados em cada caso? É o que vamos conferir!
Agendar sua AvaliaçãoFisioterapia Para Coluna

A fisioterapia para coluna pode ajudar a lidar melhor com várias condições.
A fisioterapia tem papel importante na melhora da dor, incapacidade e reabilitação em casos pós-cirúrgicos.
Para entendermos melhor como a fisioterapia para coluna funciona, vamos dividir suas ações conforme a principal área de atuação.
Principais causas de dor na região lombar
A região lombar é a primeira colocada em termos de dor na coluna, seguida da região cervical. A dor lombar inespecífica é comum e atinge um grande número de pessoas.
Dentre alguns fatores que podem estar presentes são condições degenerativas, como osteoartrite, espondilite anquilosante, dentre outros.
Outra situação de dor bastante comum e que reflete na região lombar é a dor ciática ou dor do nervo ciático.
Essa situação é causada pela compressão do nervo ciático, tendo como causa comum hérnia de disco na região lombar ou estenose lombar vertical, dentre outros quadros.
Além da dor na região lombar, o indivíduo de sofre de dor ciática, apresenta dor na região posterior da coxa e dificuldade de movimentação.
Uma das causas mais comuns para dor na região lombar e que levam pessoas a procurar um tratamento é a hérnia de disco.
Muitas pessoas acreditam que parar toda e qualquer movimentação ou atividade física é a melhor saída para hérnia de disco. Mas a imobilidade permanente só faz com que haja piora do quadro com o tempo.
As outras principais causas de dores na região lombar incluem envelhecimento, doenças degenerativas, falta de fortalecimento adequado da região, sedentarismo, obesidade, além de outras comorbidades.
Como Funciona A Fisioterapia Para Coluna?

O fisioterapeuta pode te ajudar a montar uma série de fisioterapia para coluna adequada à sua condição.
Primeiramente, o fisioterapeuta vai conversar e avaliar a situação. É de extrema importância que essa conversa, para que o fisioterapeuta entenda a causa do problema e assim, possa estabelecer o melhor tratamento individualizado.
Fisioterapia na melhora do quadro de dor
Caso o paciente apresente dor, algumas técnicas podem ser utilizadas para melhora do quadro de dor, uma vez que um paciente com constante dor, não poderá executar os movimentos e os exercícios de forma adequada. Portanto, é importante que a dor seja diminuída ou que acabe.
Dentre as medidas para avaliar o quadro de dor na fisioterapia, há os chamados movimentos passivos. Chama-se passivo uma vez que a movimentação é feita toda pelo fisioterapeuta e não pelo paciente.
Exercícios
A execução de exercícios de fisioterapia para coluna tem por objetivo principal ativar a musculatura da região, evitando novos quadros de dor.
Assim, são indicados exercícios de alongamento, utilizando faixas e elásticos, bem como exercícios de fortalecimento, utilizando bola Suíça.
É importante mencionar que o plano de tratamento e exercícios é individualizado para cada paciente e executado dentro do limite de cada paciente também. Por isso que a participação do fisioterapeuta é tão importante e fundamental.
No pós-cirúrgico, o objetivo é fazer com que o paciente consiga retornar as atividades diárias o mais breve possível, tendo cuidado sempre de não trazer impacto à região operada.
Conclusão
A fisioterapia para coluna envolve técnicas para melhora do quadro de dor e fortalecimento da musculatura da região.
O profissional fisioterapeuta faz um plano de tratamento individualizado, conforme o caso clínico e a evolução do paciente, que é constantemente avaliado.
De fato, a fisioterapia tem papel fundamental na melhora do quadro de dor, bem como prevenção de futuros problemas na coluna e reabilitação.
Agendar sua Avaliação