ITC Vertebral

Blog ITC

Hérnia De Disco Tratamento Caseiro

Muitas pessoas sofrem de hérnia de disco no país e em virtude do grau de dor constante que sentem, acabam procurando tratamentos caseiros para aliviar o quadro. Mas o que pode ser feito como tratamento para hérnia de disco? Há algum tratamento caseiro realmente eficaz para tratar a hérnia de disco?

O Que É Hérnia De Disco? 

Hérnia de disco é uma patologia que afeta a coluna vertebral.

A coluna vertebral é formada por vértebras e entre essas vértebras há um disco, o chamado disco intervertebral. Esse disco serve para amortecer os impactos que a coluna vertebral sofre constantemente.

O disco vertebral é formado por duas partes: um invólucro mais rígido e um centro pulposo. O disco possui um posicionamento correto entre as vértebras.

Mas por diversas razões, o disco intervertebral pode acabar saindo da sua posição correta. Podendo ocorrer em diferentes graus, o organismo acaba produzindo proeminências ou extrusões nos disco, gerando o que chamamos de hérnia de disco.

hérnia de disco

Causas De Hérnia De Disco 

São diversas as causas de hérnia de disco na população. Dentre as mais comuns estão:

  • Envelhecimento;
  • Excesso de peso;
  • Sedentarismo;
  • Má postura constante;
  • Falta de fortalecimento da musculatura;
  • Trabalho em posições por longos períodos e sem pausas;
  • Trabalhos ou atividades que geram impactos ou sobrecarga constantes na coluna;
  • Outras doenças, como artrose.

mulher com dor nas costas

Tratamentos para Hérnia de Disco

Para o tratamento correto da hérnia de disco, primeiramente é necessário um diagnóstico correto.

Primeiramente, é necessário tirar o paciente do quadro agudo de dor. O repouso deve ser relativo. Muitas pessoas acham que para melhorar de dores na região da coluna devem ficar prostradas, deitadas, o maior tempo possível, mas isso é um erro.

Ficar deitado por longos períodos não melhora em nada as dores na coluna e pode, inclusive, piorar o caso. Portanto, é importante manter uma vida ativa e seguir as recomendações do profissional e o tratamento prescrito corretamente.

A fisioterapia é uma parte integrante na melhora do quadro de quem tem hérnia de disco, uma vez que o tratamento conservador não-cirúrgico para hérnia de disco oferece bons resultados.

A cirurgia só é indicada em casos rasos, nos quais o tratamento conservador não apresentou resultados satisfatórios. Mas vale a pena lembrar que mesmo após a cirurgia, a fisioterapia também é necessária e antes da cirurgia é importante que o paciente cuide de outros fatores que podem influenciar negativamente no resultado da cirurgia.

Esses fatores são o excesso de peso e a depressão. Estudos científicos mostram que a cirurgia na região da coluna, quando indicada a pacientes com dores crônicas e que têm depressão, representa casos cujo prognóstico não é bom, ou seja, existe grandes chances do paciente fazer a cirurgia e continuar sentindo dores depois da cirurgia.

Portanto, acreditar que a cirurgia para hérnia de disco resolverá magicamente os problemas é um equívoco. Não existem um tratamento para hérnia de disco caseiro.

Tratamento Para Hérnia De Disco Caseiro 

Não existe um tratamento para hérnia de disco caseiro, mas sim existem medidas que podem aliviar as dores causadas pela hérnia de disco. Vamos conhecer algumas delas:

Faça Exercícios Leves 

Exercícios leves, como caminhada ou natação, ajudam a relaxar a musculatura e, com isso, melhorar os sintomas da crise de hérnia de disco.

É importante lembrar que durante a crise aguda, a movimentação é mais difícil, mas exercícios podem ser realizados por quem tem hérnia de disco, apenas alguns cuidados devem ser tomados.

É importante que o exercício seja sempre realizado sob supervisão de um profissional, para que não haja sobrecarga na coluna, o que pode piorar o quadro.

Pilates é uma excelente forma de exercício físico para quem tem hérnia de disco, uma vez que os exercícios são coordenados para que não haja impacto na coluna.

Controle O Peso 

A obesidade é um dos fatores que pioram sensivelmente quadros de hérnia de disco. Manter-se dentro do peso pode melhorar bastante casos frequentes de dor.

Mude Hábitos 

É importante adquirir hábitos saudáveis se você foi diagnosticado com hérnia de disco.

Além do controle de peso corporal, é importante não abusar no uso de saltos (no caso das mulheres), não permanecer na mesma postura durante muito tempo (lembrar de sempre fazer pausas e fazer um pequeno alongamento de pernas e braços após cada parada) e ter uma vida ativa.

Todos os bons hábitos são importantes para que os quadros de dor de hérnia de disco não sejam frequentes. Além disso, a prática de exercícios adequados, com fortalecimento da musculatura da coluna, pernas e abdômen, é fundamental para melhorar, a longo prazo, o quadro.

Confira o vídeo do especialista em coluna. Dr. Helder Montenegro, sobre tratamento caseiro para hérnia de disco.

Conclusão 

Não existe um remédio caseiro único para melhora de quadros de hérnia de disco ou tratamento caseiro. Existem, sim, mudanças nos hábitos e melhora do quadro de dor tomando atitudes que favorecem a saúde e a melhora muscular da região.

Caso você tenha sido diagnosticado com hérnia de disco, converse com um especialista em coluna vertebral, inclua a fisioterapia como parte do tratamento e tenha hábitos saudáveis para manter sua qualidade de vida.

Tratamento conservador do ITC Vertebral

O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.

O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.

A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.

O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.

O tratamento a longo prazo pode envolver:

  • Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.

fisioterapeuta executando osteoparia

  • Fisioterapia manual – O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.

fisioterapeuta executando motivmentos de fisioterapia manual

  • McKenzie: Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.

fisioterapeuta executando técnica McKenzie

  • Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.

paciente em mesa de tração

  • Mesa de Flexo-Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.

paciente em mesa de flexo-descompressão

  • Técnicas de fortalecimento muscular: Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.

fisioterapeuta indicando técnicas de fortalecimento muscular

Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.

Sobre o autor