Tratamento De Hérnia De Disco Sem Cirurgia

28/set Por Helder Montenegro Revisão 24/maio - 2022

A hérnia de disco é uma condição comum que pode causar dor, dormência, e formigamento nas costas e pernas. Cerca de 95% das pessoas são capazes de tratar a condição sem cirurgia.

Neste artigo você irá descobrir alguns dos tratamentos disponíveis para a hérnia de disco sem cirurgia.

Porém, como é feito esse tratamento sem cirurgia? Antes de falarmos sobre esse assunto, vamos explicar o que é hérnia de disco e suas principais características. 

O que é hérnia de disco?

 

A coluna vertebral é constituída por ossos chamados vértebras. Estas vértebras são empilhadas umas em cima das outras e separadas por almofadas chamadas discos. Os discos têm uma camada exterior resistente (anel) com um centro mais macio (núcleo).

O anel pode rasgar devido a ferimentos ou desgaste, permitindo que o núcleo se desintegre e inche para fora (hérnia). Quando o núcleo empurra contra o anel, ele pode comprimir ou irritar os nervos espinhais próximos. Isto pode levar a dor, dormência e fraqueza nos braços ou pernas.

Agendar sua Avaliação

Uma hérnia de disco pode ocorrer em qualquer nível da coluna vertebral, mas é mais comum na região lombar (espinha lombar).

Quais são os sintomas da hérnia de disco?

Os sintomas de uma hérnia de disco dependem da localização da hérnia e se ela está ou não pressionando um nervo.

Se a hérnia de disco estiver na região lombar, você pode experimentar:

  • Dor na região lombar ou na perna;
  • Dormência ou formigamento na perna;
  • Fraqueza na perna;
  • Espasmos musculares.

Se a hérnia de disco estiver no pescoço, você pode experimentar:

  • Dor no pescoço ou no braço;
  • Entorpecimento ou formigamento no braço;
  • Fraqueza no braço.

Como é o diagnóstico da hérnia de disco?

Quando o paciente apresenta dores na região da coluna, deve buscar o diagnóstico adequado com um especialista. 

O profissional examinará fisicamente o paciente, e solicitará alguns exames de imagem, como exames de raios-X ou ressonância nuclear magnética. 

Com o diagnóstico de hérnia de disco em mãos, o especialista encaminhará o paciente para o tratamento de hérnia de disco que é, a princípio, conservador.

Após identificada a hérnia de disco, é necessário a criação do diagnóstico funcional por um fisioterapeuta.

É com base nele que é determinado o programa de tratamento adequado para cada paciente.

Quais são as opções de tratamento para uma hérnia de disco?

A maioria das pessoas com uma hérnia de disco vai melhorar com um tratamento conservador (não cirúrgico). Isto pode incluir:

Mesa de tração:

 

A mesa de tração é um tratamento de fisioterapia comum para a hérnia de disco. O paciente deita-se sobre uma mesa com amarrações. A mesa move-se para descomprimir a coluna vertebral, tirando a pressão dos discos e nervos.

Mesa de flexão:

A mesa de flexão é semelhante à mesa de tração, mas também dobra a coluna vertebral. Isto é feito para aumentar o espaço entre as vértebras e tirar a pressão dos discos e nervos.

Exercício:

O exercício ajuda a fortalecer os músculos que suportam a coluna vertebral. Isto pode ajudar a aliviar a dor e melhorar a função da articulação. O seu fisioterapeuta irá desenhar um programa de exercícios que é o mais adequado para você.

Terapia manual:

A terapia manual é um tipo de terapia física que usa técnicas práticas para aliviar a dor e melhorar a função da articulação. Isto pode incluir manipulação, mobilização das articulações e alongamentos musculares.

Osteopatia:

 

A osteopatia é um tipo de terapia manual que se concentra no tratamento do sistema músculo-esquelético. Pode ser usada para tratar condições como hérnias discais, dores no pescoço e dores de cabeça.

Qual o melhor tratamento para hérnia de disco?

Não existe um modelo de tratamento padrão. As manifestações dolorosas são classificadas e devem receber tratamento específico, podendo envolver:

  • Manipulação ou mobilização articular;
  • Mesa de tração e flexão;
  • Exercícios direcionais;
  • Estabilização segmentar;
  • Trabalho de fortalecimento focado no pós-tratamento – o que garante a diminuição de recidivas (volta da dor).

O ITC Vertebral investiu incansavelmente em pesquisas para trazer o melhor conceito de tratamento conservador para pacientes com dores e lesões na coluna. 

Hoje, utilizamos uma abordagem que respeita os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.

Agende agora mesmo uma avaliação com nossos especialistas e saiba como você deve prosseguir com o seu caso.

Como prevenir a hérnia de disco?

Se você está preocupado e quer se prevenir contra a hérnia de disco, ou se já tem o diagnóstico e não quer ter episódios recorrentes de dor, algumas recomendações são importantes: 

  • Mantenha-se dentro do peso adequado para sua altura; 
  • Tenha uma vida ativa, praticando atividades físicas de maneira regular; 
  • Não permaneça na mesma postura por tempo prolongado; 
  • Caso já tenha o diagnóstico, faça sempre parte de um programa adequado de exercícios de fortalecimento, supervisionado por um profissional fisioterapeuta. Pilates pode ser uma boa opção; 
  • Se apresentar dor na coluna que não desaparece em alguns dias com repouso parcial, procure um especialista para o diagnóstico adequado. 

É possível conviver com a hérnia de disco, sem ter episódios de dor e com o tratamento sem cirurgia, mostrando excelentes resultados.

Busque profissionais capacitados e seja aderente ao tratamento proposto.

Cuide-se!

Agendar sua Avaliação

Por Helder Montenegro Revisão 24/maio - 2022
Todo o conteúdo deste website é produzido e de reponsabilidade da equipe que compõe o ITC Vertebral.