ITC Vertebral

Blog ITC

Dor irradiada: descubra porque ela acontece

Quando você sente uma dor intensa que se espalha da coluna para braço ou perna, talvez, seja por causa de uma dor irradiada. Esse tipo de dor ocorre quando os nervos estão comprimidos ou danificados, fazendo com que eles enviem sinais de dor.

Se você perceber a existência de uma dor irradiada, é importante procurar ajuda especializada para que possa receber tratamento e alívio.

Afinal, o que é dor irradiada?

dor-irradiada-itc-vertebral

A dor irradiada se refere à dor que ocorre quando os nervos estão inflamados ou danificados. Isso pode acontecer devido a uma lesão, cirurgia, ou outras condições que causem o problema. Quando os nervos são danificados, eles podem enviar sinais de dor a outras partes do corpo.

O que ela causa no paciente?

A dor irradiada pode resultar em uma sensação de queimação, formigamento ou dormência. A condição pode ser debilitante e tornar difícil a realização de atividades diárias.

Quais as causas?

A dor irradiada pode ser causada por uma série de condições, inclusive hérnias discais, estenose espinhal, e nervos comprimidos. A dor é, muitas vezes, descrita como fisgada, queimadura, ou de natureza elétrica, e pode irradiar do local de danos a outras áreas do corpo.

Quem pode sentir uma dor irradiada?

dor-irradiada-itc-vertebral

Qualquer indivíduo pode sentir uma dor irradiada. No entanto, é mais comum em pessoas que possuem uma lesão na coluna. É também mais comum em pessoas com condições que causam inflamação, como a artrose.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma de uma dor irradiada é uma sensação de ardor ou formigamento na área afetada. Isso pode ser acompanhado de fraqueza. A dor excessiva pode tornar difícil a realização de atividades diárias e pode ser debilitante.

Como aliviar?

Sim, é possível aliviar a dor irradiada.

Compressas de calor podem ser úteis. Aplicar calor durante 20 minutos é um método de alívio comum. As massagens suaves também podem ajudar a reduzir a dor.

Existe tratamento?

As opções de tratamento incluem medicação, fisioterapia e cirurgia. A medicação pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação. A fisioterapia pode ajudar melhorar a dor, a fortalecer os músculos e melhorar o alcance dos movimentos e melhorar a qualidade de vida. A cirurgia pode ser uma opção para casos graves que não respondem a outros tratamentos (minoria dos casos).

Tratamento conservador do ITC Vertebral

fisioterapia conservadora

O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.

O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.

A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.

O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento. O tratamento pode envolver:

  • Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.

  • Fisioterapia manual – técnicas manuais com o objetivo de devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético postural.

Fisioterapia manual

  • Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.

Mesa de Tração

  • Mesa de flexão e Exercício Direcional – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação.

  • Estabilização Vertebral – uso do equipamento Stabilizer. Aparelho destinado a registrar as alterações e pressões que permitem detectar o movimento da coluna e suas compensações durante o exercício. Com esse equipamento é possível implantar o programa de estabilização segmentar vertebral que preconiza fortalecer os músculos que protegem a coluna, especialmente os músculos transverso abdominal e os multífidos.

Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.

Conclusão

Você pode viver livre de episódios de dor irradiada.

Não se acostume com a dor.

Invista em um tratamento seguro e recupere a sua qualidade de vida.

Se você ou alguém próximo sofre com dor irradiada, procure por uma clínica do ITC Vertebral.

Nós podemos ajudar!

*Esperamos que este artigo tenha sido útil para aprender mais sobre dor irradiada.

Sobre o autor