A dor pélvica que irradia pela perna é um sintoma comum de várias condições médicas que afetam a região pélvica inferior.
A causa mais comum desse tipo de dor é ciática, que é causada pela irritação ou compressão do nervo ciático. Outras causas incluem a síndrome piriforme, estenose lombar espinhal e hérnia de disco. A dor pélvica que irradia pela perna também pode ter outras condições associadas, como infecções do trato urinário, pedras nos rins, infecção da bexiga ou endometriose.
Vamos falar sobre duas importantes causas da dor pélvica que irradia pela perna.
Importantes causas de dor pélvica que irradia pela perna
São elas: a Dor Ciática e a Hérnia de Disco
· Dor Ciática: é uma condição que se refere à dor ao longo do nervo ciático. Ela afeta tipicamente um lado do corpo, começando na região lombar e se estendendo pela região do quadril e das nádegas, descendo pela perna. Os sintomas podem variar de leves a severos, mas podem incluir formigamento ou sensação de queimadura, dores agudas ou mesmo dormência.
· Hérnia de Disco: acontece quando o material de amortecimento entre duas vértebras da coluna vertebral, conhecido como disco intervertebral, projeta-se para fora de seu ponto normal e pressiona os nervos próximos. Isso causa dor e outros sintomas, tais como dormência, formigamento ou fraqueza muscular, que podem piorar com o tempo se não forem tratados. A hérnia de disco pode ocorrer devido ao desgaste ou lesão relacionada à idade, embora geralmente seja causada por movimentos repetitivos que colocam tensão na coluna vertebral.
Sintomas da dor pélvica que irradia pela perna
Os sintomas associados à dor pélvica que irradia pela perna variam dependendo da causa subjacente, mas geralmente envolvem dores agudas nas nádegas e nas coxas, dificuldade para sentar ou ficar de pé por longos períodos, dificuldades para andar, e dormência ou formigamento nas pernas. Em alguns casos, a dor pode até se estender até os pés.
Como tratar dor pélvica que irradia pela perna?
O tratamento depende da causa subjacente, mas pode incluir exercícios de fisioterapia para reduzir a inflamação e fortalecer a musculatura, além de outros recursos da fisioterapia e de mudanças no estilo de vida, como evitar o sobrepeso corporal.
É importante buscar atendimento especializado urgente se você identificar dor pélvica irradiando pela perna, pois pode ser um sinal de alguma condição séria, como vimos, que precisa ser tratada. O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para administrar os sintomas e prevenir novos danos ou complicações.
Tratamento conservador do ITC Vertebral
O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.
O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.
A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.
O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.
O tratamento a longo prazo pode envolver:
- Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.
- Fisioterapia manual – O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.
- McKenzie- Técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.
- Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.
- Mesa de Flexo-Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.
- Técnicas de fortalecimento muscular – Elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.
Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.